Gestão do Conhecimento

Objetivos

Por favor ver a versão inglesa

Caracterização geral

Código

200071

Créditos

7.5

Professor responsável

Guilherme Hidalgo Barata Martins Victorino

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

Não existem.

Bibliografia

Marquardt, Michael J. (2011). Building the Learning Organization: Achieving Strategic Advantage through a Commitment to Learning, 3rd Edition. Nicholas Brealey Publishing.; Kilduff, M. & Tsai, W. (2003). Social networks and organizations. London: Sage. ; Malone, Thomas W. (2004). The Future of Work. Harvard Business School Press.; McAfee, Andrew (2009). Enterprise 2.0: New Collaborative Tools for Your Organization's Toughest Challenges. Harvard Business School Press.; Keyes, Jessica (2012). Enterprise 2.0: Social Netw

Método de ensino

Aulas teóricas e práticas (laboratório informática).

Método de avaliação

Cálculo nota final com base em três trabalhos e um exame final, na 1ª Época
a) 60% Trabalhos (2 trabalhos 10% cada e o projeto SNA 40%)
b) 40% Exame Final

Cálculo nota final com base no projeto de SNA e um exame final, na 2ª Época
a) 40% Trabalho (projecto SNA)
b) 60% Exame Final 

Conteúdo

  1. Apresentação do curso, Questionário Avaliação e Contexto Gestão do Conhecimento
  2. Fundamentos da Gestão do Conhecimento
  3. Modelos de Trabalho baseado no conhecimento: processos, objectivos e contextos
  4. Gestão da Mudança Organizacional para programas de gestão do conhecimento
  5. Desing Thinking e Inovação
  6. Introdução às Redes de Conhecimento e à Análise de redes sociais (SNA)
  7. Análise de Redes Sociais (Laboratório)
  8. Inteligência Coletiva
  9. A empresa baseada no conhecimento
  10. Seminários com Convidados
  11. Apresentações Trabalhos SNA e Resumo Teórico da U.C.