Métodos Analíticos e Engenharia de Marketing

Objetivos

1. Definir engenharia e análise de marketing e os seus principais blocos de construção, ou seja, modelos de resposta do mercado
2. Compreender os clientes, grupos de clientes e a sua jornada
3. Descrever as técnicas de segmentação, targeting de clientes e o seu perfil
4. Compreender como as empresas podem ter sucesso em mercados competitivos através da diferenciação e posicionamento das suas ofertas
5. Utilização de técnicas para previsão de produtos novos e existentes
6. Conhecer abordagens para aprimorar o processo de desenvolvimento de novos produtos usando dados e análise estatística
7. Realizar gestão de portfolio e alocação de recursos
8. Efectuar optimização de preços e planear orçamentos
9. Gerir a relação entre consumidores e marcas através de media sociais e envolvimento sentimental
10. Integrar gestão de campanhas publicitárias, email e websites

Caracterização geral

Código

200188

Créditos

7.5

Professor responsável

Docente a designar

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

  

Bibliografia

- Lilien, Gary; Arvind Rangaswamy; Arnaud de Bru yn (2017) Marketing Engineering and Analytics (3rd edition). DecisionPro, Pennsylvania, USA.
- SAP (2018) SAP Hybris (Digital M arketing & E-Commerce) & CRM (Customer Relationship Management). Magdeburg,Germany.

Método de ensino

  

Método de avaliação

  

Conteúdo

1. Engenharia de Marketing e Analítica
2. Avaliação do valor do cliente, gestão de contactos e jornada do cliente
3. Segmentação, Targeting e Dashboard de Perfis
4. Mapas de Posicionamento
5. Modelos Preditivos
6. Desenvolvimento de Novos Produtos e Análise Conjunta
7. Gestão de Portfolio e Alocação de Recursos
8. Optimização de Preços e Planeamento Orçamental
9. Media Sociais e Relação Sentimental de Clientes
10. Gestão de Campanhas, Email e Websites