Métodos Analíticos e Engenharia de Marketing
Objetivos
1. Definir engenharia e análise de marketing e os seus principais blocos de construção, ou seja, modelos de resposta do mercado
2. Compreender os clientes, grupos de clientes e a sua jornada
3. Descrever as técnicas de segmentação, targeting de clientes e o seu perfil
4. Compreender como as empresas podem ter sucesso em mercados competitivos através da diferenciação e posicionamento das suas ofertas
5. Utilização de técnicas para previsão de produtos novos e existentes
6. Conhecer abordagens para aprimorar o processo de desenvolvimento de novos produtos usando dados e análise estatística
7. Realizar gestão de portfolio e alocação de recursos
8. Efectuar optimização de preços e planear orçamentos
9. Gerir a relação entre consumidores e marcas através de media sociais e envolvimento sentimental
10. Integrar gestão de campanhas publicitárias, email e websites
Caracterização geral
Código
200188
Créditos
7.5
Professor responsável
Docente a designar
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Pré-requisitos
Bibliografia
- Lilien, Gary; Arvind Rangaswamy; Arnaud de Bru yn (2017) Marketing Engineering and Analytics (3rd edition). DecisionPro, Pennsylvania, USA.
- SAP (2018) SAP Hybris (Digital M arketing & E-Commerce) & CRM (Customer Relationship Management). Magdeburg,Germany.
Método de ensino
Método de avaliação
Conteúdo
1. Engenharia de Marketing e Analítica
2. Avaliação do valor do cliente, gestão de contactos e jornada do cliente
3. Segmentação, Targeting e Dashboard de Perfis
4. Mapas de Posicionamento
5. Modelos Preditivos
6. Desenvolvimento de Novos Produtos e Análise Conjunta
7. Gestão de Portfolio e Alocação de Recursos
8. Optimização de Preços e Planeamento Orçamental
9. Media Sociais e Relação Sentimental de Clientes
10. Gestão de Campanhas, Email e Websites
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Análise e Gestão de Informação
- Análise e Gestão de Risco
- Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Especialização em Marketing Intelligence
- Especialização em Marketing Research e CRM
- Laboral - Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence
- Laboral - Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Laboral - Especialização em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Informação
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Risco
- Pós-Graduação em Data Science for Marketing
- Pós-Graduação em Digital Marketing and Analytics
- Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Marketing Research e CRM (Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente)