Métodos Analíticos Descritivos em Marketing
Objetivos
1. Desenvolver competências que permitam identificar os métodos analíticos descritivos mais adequados para dar resposta às perguntas de investigação colocadas em problemas de marketing
2. Desenvolver competências que permitam aplicar cada uma das técnicas e interpretar os resultados correspondentes
3. Ser capaz de compreender as limitações e condições de aplicação das diferentes técnicas descritivas
Caracterização geral
Código
200189
Créditos
0.0
Professor responsável
Docente a designar
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Pré-requisitos
Bibliografia
- Hair, J., Black, W., Babin, B., and Anderson, R., M ultivariate Data Analysis , 7th Edition, Pearson, 2014
- Sharma, Subhash. Applied Multivariate Techniques , Wiley, 1996
- Vilares, M. J., Coelho, P., A Satisfação e a Lealdade do Cliente. Metodologias de Avaliação, Gestão e Análise , 2ª Edição, Escolar Editora, 2011
Método de ensino
Método de avaliação
Conteúdo
1. Introdução. Tipos de variáveis e escalas de medida
2. Covariância e correlação
3. Análise Fatorial (Análise em Componentes Principais; Análise em Fatores Comuns e Específicos)
4. Associação entre variáveis categóricas
5. Análise das Correspondências
6. Análise de Clusters
7. Escalonamento Multidimensional
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Análise e Gestão de Informação
- Análise e Gestão de Risco
- Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Especialização em Marketing Intelligence
- Especialização em Marketing Research e CRM
- Laboral - Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence
- Laboral - Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Laboral - Especialização em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Informação
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Risco
- Pós-Graduação em Data Science for Marketing
- Pós-Graduação em Digital Marketing and Analytics
- Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Marketing Research e CRM (Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente)