Métodos Analíticos Descritivos em Marketing

Objetivos

1. Desenvolver competências que permitam identificar os métodos analíticos descritivos mais adequados para dar resposta às perguntas de investigação colocadas em problemas de marketing
2. Desenvolver competências que permitam aplicar cada uma das técnicas e interpretar os resultados correspondentes
3. Ser capaz de compreender as limitações e condições de aplicação das diferentes técnicas descritivas

Caracterização geral

Código

200189

Créditos

0.0

Professor responsável

Docente a designar

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

    

Bibliografia

- Hair, J., Black, W., Babin, B., and Anderson, R., M ultivariate Data Analysis , 7th Edition, Pearson, 2014
- Sharma, Subhash. Applied Multivariate Techniques , Wiley, 1996
- Vilares, M. J., Coelho, P., A Satisfação e a Lealdade do Cliente. Metodologias de Avaliação, Gestão e Análise , 2ª Edição, Escolar Editora, 2011
 

Método de ensino

  

Método de avaliação

  

Conteúdo

1. Introdução. Tipos de variáveis e escalas de medida
2. Covariância e correlação
3. Análise Fatorial (Análise em Componentes Principais; Análise em Fatores Comuns e Específicos)
4. Associação entre variáveis categóricas
5. Análise das Correspondências
6. Análise de Clusters
7. Escalonamento Multidimensional