Métodos Analíticos Preditivos em Marketing

Objetivos

1. Ser capaz de selecionar e aplicar métodos analíticos preditivos adequados a diferentes problemas de marketing

2. Ser capaz de realizar testes de hipóteses em marketing

3. Ser capaz de desenvolver e interpretar os resultados de uma análise de regressão

4. Ser capaz de desenvolver e interpretar os resultados de modelos de regressão com variável dependente categórica

5. Ser capaz de desenvolver e interpretar os resultados de análise de regressão baseada em fatores

6. Ser capaz de desenvolver e interpretar os resultados de modelos de equações estruturais (SEM)
 

Caracterização geral

Código

200190

Créditos

7.5

Professor responsável

Docente a designar

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

  

Bibliografia

- Greene, W. H. (2008) Econometric Analysis , Sixth edition. New Jersey: Prentice-Hall, Inc.
- Hair, J. F., Tatham, R. L., Anderson, R. E., & Black, W. (2010). Multivariate data analysis. Seventh edition, Upper Saddle River, NJ: Pearson Prentice Hall
- Hair, J. F., Hult G.T., Ringle C.M., & Sartedt M. (2016) A primer on partial least squares structural equation modeling (PLSSEM). Sage Publications
- Long J. S. (1997). Regres sion Models for Categorical and limited Dependent Variables: Sage Publications.
- Sharma, S., (1996) Applied Multivariate Techniques, John Wiley & Sons
- Vilares, J. M. & Coelho P. S. (2005) Satisfação e Lealdade do Cliente: Metodologias de avaliação, Gestão e Análise . Lisboa: Escolar Editora

Método de ensino

  

Método de avaliação

  

Conteúdo

1. Testes de hipóteses

2. Análise de regressão múltipla

3. Modelos de regressão com variável dependente categórica (probit e logit)

4. Análise de regressão baseada em fatores

5. Modelos de equações estruturais (SEM)