Métodos Analíticos Preditivos em Marketing
Objetivos
1. Ser capaz de selecionar e aplicar métodos analíticos preditivos adequados a diferentes problemas de marketing
2. Ser capaz de realizar testes de hipóteses em marketing
3. Ser capaz de desenvolver e interpretar os resultados de uma análise de regressão
4. Ser capaz de desenvolver e interpretar os resultados de modelos de regressão com variável dependente categórica
5. Ser capaz de desenvolver e interpretar os resultados de análise de regressão baseada em fatores
6. Ser capaz de desenvolver e interpretar os resultados de modelos de equações estruturais (SEM)
Caracterização geral
Código
200190
Créditos
7.5
Professor responsável
Docente a designar
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Pré-requisitos
Bibliografia
- Greene, W. H. (2008) Econometric Analysis , Sixth edition. New Jersey: Prentice-Hall, Inc.
- Hair, J. F., Tatham, R. L., Anderson, R. E., & Black, W. (2010). Multivariate data analysis. Seventh edition, Upper Saddle River, NJ: Pearson Prentice Hall
- Hair, J. F., Hult G.T., Ringle C.M., & Sartedt M. (2016) A primer on partial least squares structural equation modeling (PLSSEM). Sage Publications
- Long J. S. (1997). Regres sion Models for Categorical and limited Dependent Variables: Sage Publications.
- Sharma, S., (1996) Applied Multivariate Techniques, John Wiley & Sons
- Vilares, J. M. & Coelho P. S. (2005) Satisfação e Lealdade do Cliente: Metodologias de avaliação, Gestão e Análise . Lisboa: Escolar Editora
Método de ensino
Método de avaliação
Conteúdo
1. Testes de hipóteses
2. Análise de regressão múltipla
3. Modelos de regressão com variável dependente categórica (probit e logit)
4. Análise de regressão baseada em fatores
5. Modelos de equações estruturais (SEM)
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Análise e Gestão de Informação
- Análise e Gestão de Risco
- Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Especialização em Marketing Intelligence
- Especialização em Marketing Research e CRM
- Laboral - Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence
- Laboral - Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Laboral - Especialização em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Informação
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Risco
- Pós-Graduação em Data Science for Marketing
- Pós-Graduação em Digital Marketing and Analytics
- Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Marketing Research e CRM (Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente)