Transformação Digital
Objetivos
Esta unidade curricular pretende desenvolver competências metodológicas e de investigação sobre transformação de negócio e digital. No final do curso, os alunos deverão:
- Saber identificar quais os conceitos e os facilitadores que motivam a transformação digital
- Perceber os conceitos para a criação de novos serviços ou produtos como serviço - "servitização" e PSS - "Product Services Systems", com exemplos de novos modelos de negócio potenciados por soluções digitais
- Saber identificar os Recursos estratégicos necessários à implementação da transformação digital
- Ter conhecimento de metodologias para a transformação digital dos negócios, em particular a "Business Transformation Management Methodology" (BTM²) e como aplicar de acordo com os casos concretos
Caracterização geral
Código
200194
Créditos
3.5
Professor responsável
Docente a designar
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Pré-requisitos
Bibliografia
- Oswald, Gerhard; Kleinemeier, Michael, "Shaping the Digital Enterprise: Trends and Use Cases in Digital Innovation and Transformation", Springer, 2017. ISBN 978-3-319-40966-5
- David Rogers, "The Digital Transformation Playbook: Rethink Your Business for the Digital Age", Columbia Business School Publishing, 2016. ISBN 978-0-231-17544-9
- Westerman, George; Bonnet, Didier; McAFee, Andrew, "Leading Digital - turning technology into business transformation", HBR Press, 2014. ISBN 978-1625272478
- Wood, J.B., Hewlin, Todd, Lah, Thomas, "B4B - How technology and big data are reinventing the customer supplier relationship", 2013. ISBN 978-0986046209
- Uhl, Axel; Gollenia, Lars Alexander, "Digital Enterprise Transformation: A Business-Driven Approach to Leveraging Innovative IT", 2014. ISBN 978-1-4724-4854-5
- Uhl, Axel; Gollenia, Lars Alexander, "Business transformation management methodology", 2012. ISBN 978-1-4094-4980-5
Método de ensino
- Aulas teórico-práticas
- Casos de estudo de trabalho em grupo
- Avaliação final individual (exame/teste)
Método de avaliação
Conteúdo
1. Introdução aos facilitadores da transformação digital
- A influência da evolução tecnológica e das alterações sócio-económicas
- Qual o nivel de preparação das organizações para a transformação digital
- Introdução à Servitização, Sistemas PSS e novos modelos de negócio
2. Metodologias de transformação empresarial e digital e aplicações
- Why, What e How para a transformação digital e de negócios. Porque muitos projetos falham.
- Que metodologias existem para projectos complexos e globais de transformação. Exemplos BT EP e ESAT
- Introdução à metodologia BTM² (Metodologia de gestão de transformação de negócios) - Disciplinas diretivas e de capacitação
- Potenciais causas para as falhas num Projecto, para cada disciplina da metodologia
3. O processo de criação de Valor pelas capacidades organizacionais e capital humano
- Modelos de avaliação da criação de Valor e performance empresarial
- Influência do capital humano e da gestão de competências digitais na criação de Valor
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Análise e Gestão de Informação
- Análise e Gestão de Risco
- Especialização em Business Analytics
- Especialização em Data Science
- Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Especialização em Marketing Intelligence
- Especialização em Marketing Research e CRM
- Laboral - Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence
- Laboral - Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Laboral - Especialização em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Informação
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Risco
- Pós-Graduação em Data Science for Marketing
- Pós-Graduação em Digital Marketing and Analytics
- Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Marketing Research e CRM (Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente)