Desenvolvimento de Sistemas de Informação
Objetivos
No final desta unidade o aluno deverá ser capaz de:
1. Conhecer as questões principais associadas à Engenharia de Software
2. Compreender as tecnologias chave e as questões metodológicas ligadas ao desenvolvimento de sistemas de informação
3. Conhecer os métodos de gestão de dados e informação
4. Conhecer os principais modelos de processos de desenvolvimento de software
5. Manipular as ferramentas e técnicas para modelação e desenvolvimento de sistemas de informação
Caracterização geral
Código
200195
Créditos
4.0
Professor responsável
Docente a designar
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Pré-requisitos
Bibliografia
- Software Engineering: A Practitioner's Approach Roger S. Pressman McGraw-Hill Higher Education 7 edition (1 April 2009), ISBN-10:0071267824
- Requirements Analysis: From Business Views to Architecture David C. Hay Prentice Hall (2002) ISBN:9780130282286
- Effective Methods for Software Testing, 3rd Edition William E. Perry Wiley (2006) ISBN:978-0764598371
- UML Metodologias e ferramentas CASE, by Alberto Silva e Carlos Videira, Centro Atlântico, ISBN:989-61 5-0095
- Fundamental UML (Third Edition), by Mauro Nunes e Henrique O´Neill, FCA-Lidel, ISBN:972-722-481-4
Método de ensino
A unidade curricular é baseada em aulas teóricas e práticas. Serão aplicadas diversas estratégias de ensino, incluindo exposição e demonstrações com apresentação de slides, aplicações passo a passo (com e sem software), perguntas e respostas. As sessões incluem apresentação de conceitos e metodologias, resolução de exemplos, discussão e interpretação de resultados. A componente prática está orientada para a resolução de problemas e exercícios, incluindo a discussão e interpretação de resultados. É igualmente proposto um caderno de exercícios que deverão ser resolvidos com trabalho individual fora das aulas.
Método de avaliação
Avaliação:
Projeto (40 %), Teste (60%)
Conteúdo
1. Conceitos Gerais
- Caracterização do produto de software
- Elementos básicos de engenharia de software
- Paradigmas de programação
2. Tecnologias
- Fundamentos, arquiteturas e plataformas de tecnologias de informação e comunicação
- Conceitos sobre dados, organização e gestão de dados, informação e comunicação
- Valor estratégico de redes de computadores e telecomunicações
- Tipologias, Arquiteturas e Dispositivos de Redes Locais e Remotas (Intranet e Internet)
- Computação em nuvem
- Computação móvel e omnipresente
- IoT
3. Arquiteturas, Sistemas e Infraestrutura de Software
4. Engenharia de Software
- Especificação de requisitos e design de software
- Origem, estrutura e componentes da Unified Modeling Language (UML);
- Fundamentos HCI
- Projeto de base de dados
- Aplicações Web
5. Modelos de processos de desenvolvimento de software
- Modelos prescritivos: sequenciais lineares, RAD, prototipagem, modelos evolutivos
- RUP, Iconix
- Métodos ágeis: XP, Scrum e Crystal, DevOps
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Análise e Gestão de Informação
- Análise e Gestão de Risco
- Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Especialização em Marketing Intelligence
- Especialização em Marketing Research e CRM
- Laboral - Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence
- Laboral - Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Laboral - Especialização em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Informação
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Risco
- Pós-Graduação em Data Science for Marketing
- Pós-Graduação em Digital Marketing and Analytics
- Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Marketing Research e CRM (Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente)