Análise de Variância
Objetivos
1. Conceber e conduzir uma experiência que exiba tratamentos e um desenho randomizado que permita testar as diferenças entre os níveis de um tratamento único ou múltiplo.
2. Dada uma descrição de uma experiência, identificar os elementos de design.
3. Especificar um modelo estatístico apropriado para observações resultantes de uma experiência exibindo os elementos do objetivo 2.
4. Identificar termos estimados num modelo estatístico de uma experiência, derivar o estimador de mínimos quadrados de termos estimáveis e especificar a distribuição estatística do estimador.
5. Conduzir e interpretar corretamente os testes de hipóteses estatísticas para o efeito global de um tratamento e para os efeitos dos contrastes.
6. Empregar métodos para comparações múltiplas.
7. Examinar os pressupostos do modelo usando gráficos residuais e uma descrição de uma experiência.
Caracterização geral
Código
200205
Créditos
4.0
Professor responsável
Docente a designar
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Pré-requisitos
Bibliografia
- Dean, A., Voss, D. (1999), Design and Analysis of Experiments. Springer
Método de ensino
A unidade curricular é baseada em aulas teóricas e práticas. Serão aplicadas diversas estratégias de ensino, incluindo exposição e demonstrações com apresentação de slides, aplicações passo a passo (com e sem software), perguntas e respostas. As sessões incluem apresentação de conceitos e metodologias, resolução de exemplos, discussão e interpretação de resultados. A componente prática está orientada para a resolução de problemas e exercícios, incluindo a discussão e interpretação de resultados. É igualmente proposto um caderno de exercícios que deverão ser resolvidos com trabalho individual fora das aulas.
Método de avaliação
Avaliação:
1ª época: projeto (40%), exame 1º época (60%)
2ª época: exame final (100%)
Conteúdo
1. Princípios e técnicas
2. Planeamento de experiências
3. Inferência para diferenças entre tratamentos e contrastes
4. Verificação das hipóteses do modelo
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Análise e Gestão de Informação
- Análise e Gestão de Risco
- Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Especialização em Marketing Intelligence
- Especialização em Marketing Research e CRM
- Laboral - Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence
- Laboral - Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Laboral - Especialização em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Informação
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Risco
- Pós-Graduação em Data Science for Marketing
- Pós-Graduação em Digital Marketing and Analytics
- Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Marketing Research e CRM (Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente)