Arquiteturas de Sistemas de Informação
Objetivos
No final desta unidade curricular, o aluno deve ser capaz de:
1. Conhecer as questões principais associadas à conceção de Sistemas de Informação complexos
2. Conhecer os principais tipos e referenciais de Arquiteturas Empresarias e de Arquiteturas Sistemas de Informação
3. Saber planear sistemas de informação competitivos e alinhados com o negócio
4. Aplicar os conhecimentos necessários para a realização de uma Arquitetura de Sistemas de Informação numa Organização
5 . Manipular técnicas para construção e planeamento de novos sistemas de informação
Caracterização geral
Código
200210
Créditos
3.5
Professor responsável
Docente a designar
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Pré-requisitos
Bibliografia
- Spewak, S. "Enterprise Architecture Planning, Developing a Blueprint for Data, Applications and Technology", Wiley-QED, 1992. - ISBN 0 471 599859
- Cook, Melissa A., Building Enterprise Information Architectures: Reengineering Information Systems, Prentice Hall PTR, ISBN 0-13-440256-1, 1996.
- Bernus, Peter, Günter Schmidt (Eds.), Architectures of Information Systems, Handbook on Architectures of Information Systems, Springer, pp. 1-9, ISBN 3-540-64453-9, 1998.
- Applegate, Lynda M., Austin, Robert D. e McFarlan, F. Warren (2003) "Corporate Information Strategy and Management: Text and Cases, 6th edition", Boston, Massachusetts: The McGraw-Hill Companies, Incorporated.
- Santos, V. "Criatividade em Sistemas de Informação" Lidel, 2018
- Stair, Ralph M., e Reynolds, George W. (2006) "Principles of Information Systems", 7th edition) Boston, Massachusetts: Course Technology
Método de ensino
A unidade curricular é baseada em aulas teóricas e práticas. Serão aplicadas diversas estratégias de ensino, incluindo exposição e demonstrações com apresentação de exemplos, passo a passo (com e sem software), perguntas e respostas.
As sessões incluem apresentação de conceitos e metodologias, resolução de exemplos, discussão e interpretação de resultados. A componente prática está orientada para a resolução de problemas reais, incluindo a discussão e interpretação de resultados.
Método de avaliação
Avaliação:
Projeto (40 %), Teste (60%)
Conteúdo
1. Fundamentos de Sistemas Informação
- Conceitos gerais
- Sistemas Viáveis
- Arquiteturas Empresarias
2. Conhecer o presente
- Caracterização sistémica das Organizações(visão TIC)
- Alinhamento entre negócios e sistemas de informação
- Arquiteturas de Sistemas de Informação
- Arquitetura de Negócio
- Arquitetura de Processos
- Arquitetura de informação
- Referenciais de Arquiteturas
3. Pensar o futuro
- Planeamento de sistemas informação
- Criatividade e inovação em sistemas de informação
- Identificação de oportunidades de sistemas de informação (OSI)
- Caracterização de lacunas (necessidades de SI/cobertura existente)
- Desenho de novas arquiteturas de sistema de informação
4. Construção de um novo sistema de informação
- Identificação dos sistemas de aplicação alvo (AS)
- Matrizes McFarlan para aplicações alvo
- Arquiteturas Tecnológicas
- Arquiteturas de aplicações
- Arquiteturas de dados
- Arquiteturas de serviços
- Arquiteturas de Sistemas Tradicionais
- Construção de um Plano de Implementação de Sistemas Informação
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Análise e Gestão de Informação
- Análise e Gestão de Risco
- Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Especialização em Marketing Intelligence
- Especialização em Marketing Research e CRM
- Laboral - Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence
- Laboral - Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Laboral - Especialização em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Informação
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Risco
- Pós-Graduação em Data Science for Marketing
- Pós-Graduação em Digital Marketing and Analytics
- Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Pós-Graduação em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Marketing Research e CRM (Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente)