Pós-Graduação em Análise e Gestão de Risco

Objetivos educativos

A Pós-Graduação em Análise e Gestão de Risco visa a formação de técnicos e gestores capacitados para identificar, quantificar e gerir os riscos de uma instituição financeira, bem como tomar decisões em harmonia com os requisitos do sistema de Solvência II e Basileia III.

Esta pós-graduação confere acesso ao Mestrado em Estatística e Gestão de Informação, com especialização em Análise e Gestão de Risco, está classificado como o melhor Mestrado em Seguros em Portugal, o 2º da Europa e  do Mundo pela Eduniversal – agência internacional que publica anualmente o ranking dos melhores Mestrados e MBA do mundo.

Este curso dirige-se a quadros superiores e intermédios de empresas financeiras e não financeiras bem como outros profissionais com responsabilidades na gestão do risco nas organizações. Está particularmente indicado para Analistas Financeiros, Controllers, Auditores, Revisores Oficias de Contas, entre outros.

O curso tem como objectivos específicos a formação de técnicos e gestores capazes de:

- Conhecer as operações e produtos em que assenta a actividade das instituições financeiras;

- Identificar e quantificar os riscos associados às instituições financeiras;

- Gerir os diversos riscos existentes nas instituições;

- Tomar decisões com base em técnicas de quantificação de valor económico;

- Gerir de harmonia com os novos sistemas de solvência europeus de solvência bancária e seguradora.

Candidaturas - ano letivo 2019/2020
Para a candidatura ser considerada completa terá de preencher o formulário disponível em Portal de Candidaturas, fazer o upload do Curriculum Vitae, efetuar o pagamento da taxa de candidatura (51 €) no Portal, e submeter a candidatura no final, até 9 de maio. O processo de seleção dos alunos baseia-se na análise do currículo académico e profissional.

Caracterização geral

Código DGES

4952

Ciclo

Cursos de pós-graduação

Grau

Não confere

Acesso a outros cursos

Coordenador

Roberto Henriques

Data de abertura

Número máximo de admissões

Propinas

Horários

Idioma de ensino

A disponibilizar brevemente

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Para a atribuição do diploma de pós-graduação em Análise e Gestão de Risco, os alunos têm que realizar 60 ECTS, dos quais 45 em unidades curriculares obrigatórias, e os restantes 15 em unidades curriculares optativas escolhidas pelos alunos de entre uma vasta oferta de unidades curriculares. 

Condições de acesso

Os requisitos para poder efetuar a candidatura são: licenciatura em área compatível (concluída até setembro de 2019); Análise ao currículo académico e profissional do candidato.

Regras de avaliação

Estrutura

1º ano - semestre Outono
Código Nome ECTS
200159 Atuariado Vida e Não-Vida 7.5
200160 Investimentos Financeiros e Gestão de Carteiras 7.5
200101 Operações Bancárias e Seguradoras 7.5
Opções
200204 Análise de Redes Sociais 4.0
200185 Análise Estatística 7.5
200012 Business Intelligence I 7.5
200170 Consumer Behavior Insights 7.5
400082 Digital Analytics 7.5
200187 Estratégia e Inovação em Marketing 7.5
200070 Gestão de Serviços de Tecnologias de Informação 4.0
200071 Gestão do Conhecimento 7.5
200193 Gestão e Armazenamento de Dados 4.0
200196 Marketing Digital e Comércio Eletrónico 7.5
200189 Métodos Analíticos Descritivos em Marketing 0.0
200088 Métodos de Previsão 3.5
200165 Métodos Descritivos de Data Mining 7.5
200090 Métodos Econométricos 7.5
200199 Pré-processamento de Dados 3.5
200192 Privacidade de Dados, Segurança e Ética 4.0
1º ano - semestre Primavera
Código Nome ECTS
200069 Gestão de Risco 7.5
200097 Modelos de Solvência 7.5
200161 Riscos de Mercado e de Crédito 7.5
Opções
200198 Análise de Dados Discretos 4.0
200191 Análise de Séries Temporais 4.0
200205 Análise de Variância 4.0
200186 Análise Multivariada Aplicada 7.5
200203 Aprendizagem Automática em Marketing 7.5
200210 Arquiteturas de Sistemas de Informação 3.5
200167 Big Data Analytics 7.5
200202 Big Data para Marketing 7.5
200013 Business Intelligence II 7.5
200014 Business Process Management 3.5
200201 Ciência dos Dados para Marketing 7.5
200163 Desenho Experimental 4.0
200195 Desenvolvimento de Sistemas de Informação 4.0
400020 Direção de Sistemas de Informação 3.5
200049 Estudos de Mercado 7.5
200197 Gestão de Marca 4.0
200068 Gestão de Projectos de Informação 4.0
200073 Gestão dos Sistemas de Informação 3.5
200188 Métodos Analíticos e Engenharia de Marketing 7.5
200190 Métodos Analíticos Preditivos em Marketing 7.5
200166 Métodos Preditivos de Data Mining 7.5
200200 Otimização de Motores de Pesquisa 4.0
400081 Social Media Analytics 7.5
200184 Teoria e Métodos de Amostragem 7.5
200194 Transformação Digital 3.5