Pós-Graduação em Marketing Research e CRM (Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente)

Objetivos educativos

A Pós-Graduação em Marketing Research e CRM dirige-se a profissionais da área de Marketing que queiram obter e aprofundar competências no domínio dos estudos de mercado e de CRM, utilizando as mais avançadas metodologias de recolha, análise e tratamento de informação.

Este curso confere acesso ao Mestrado em Estatística e Gestão de Informação, com especialização em Marketing Research e CRM, que está classificado como o melhor Mestrado em E-Business em Portugal, 2º da Europa e do Mundo pela Eduniversal – agência internacional que publica anualmente o ranking dos melhores Mestrados e MBA do mundo.

Este curso tem por principal objectivos fornecer uma formação de excelência equilibrada entre uma componente conceptual e metodológica de marketing, com uma vocação quantitativa, e uma formação prática orientada para o estudo de casos e elaboração de projectos. Dirige-se a quadros superiores, técnicos e outros profissionais do Marketing que queiram obter e aprofundar competências no domínio do Marketing Research e do CRM, utilizando as mais avançadas metodologias de recolha, análise e tratamento de informação.

Assim, este cuso é particularmente indicado para técnicos e utilizadores de Estudos de Mercado, bem como profissionais que estejam envolvidos na Gestão do Relacionamento com o Cliente, em indústrias como a de Banca e Seguros, Telecomunicações, Grande Consumo, entre outras.

O curso tem como objectivos específicos a formação de técnicos e gestores capazes de:

- Planear, conceber e conduzir estudos de mercado ou qualquer outra investigação em marketing;

- Selecionar e aplicar metodologias de recolha de dados de marketing;

- Analisar, interpretar e comunicar os resultados de estudos de investigação em marketing;

- Gerir, explorar, interpretar e comunicar informação de marketing residente em sistemas de informação ou proveniente de outras IGNOREes de informação de marketing;

- Conceber, implementar e gerir politicas de relacionamento com clientes. 

Candidaturas - ano letivo 2019/2020
Para a candidatura ser considerada completa terá de preencher o formulário disponível em Portal de Candidaturas, fazer o upload do Curriculum Vitae, efetuar o pagamento da taxa de candidatura (51 €) no Portal, e submeter a candidatura no final, até 9 de maio. O processo de seleção dos alunos baseia-se na análise do currículo académico e profissional.

Caracterização geral

Código

4953

Ciclo

Cursos de pós-graduação

Grau

Não confere

Acesso a outros cursos

Coordenador

Roberto Henriques

Data de abertura

Número de vagas

Propinas

Horários

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Para a atribuição do diploma de pós-graduação em Marketing Research e CRM, os alunos têm que realizar 60 ECTS, dos quais 41,5 em unidades curriculares obrigatórias, e aos restantes 18,5 em optativas escolhidas pelos alunos de entre uma vasta oferta de unidades curriculares. 

Condições de acesso

Os requisitos para poder efetuar a candidatura são: licenciatura em área compatível (concluída até setembro de 2019); Análise ao currículo académico e profissional do candidato.

Regras de avaliação

Estrutura

1º ano - semestre Outono
Código Nome ECTS
200187 Estratégia e Inovação em Marketing 7.5
200189 Métodos Analíticos Descritivos em Marketing 0.0
Opções
200204 Análise de Redes Sociais 4.0
200185 Análise Estatística 7.5
200159 Atuariado Vida e Não-Vida 7.5
200012 Business Intelligence I 7.5
200201 Ciência dos Dados para Marketing 7.5
400082 Digital Analytics 7.5
200070 Gestão de Serviços de Tecnologias de Informação 4.0
200071 Gestão do Conhecimento 7.5
200193 Gestão e Armazenamento de Dados 4.0
200160 Investimentos Financeiros e Gestão de Carteiras 7.5
200196 Marketing Digital e Comércio Eletrónico 7.5
200088 Métodos de Previsão 3.5
200165 Métodos Descritivos de Data Mining 7.5
200090 Métodos Econométricos 7.5
200101 Operações Bancárias e Seguradoras 7.5
200199 Pré-processamento de Dados 3.5
200192 Privacidade de Dados, Segurança e Ética 4.0
1º ano - semestre Primavera
Código Nome ECTS
200163 Desenho Experimental 4.0
200049 Estudos de Mercado 7.5
200188 Métodos Analíticos e Engenharia de Marketing 7.5
200190 Métodos Analíticos Preditivos em Marketing 7.5
Opções
200198 Análise de Dados Discretos 4.0
200191 Análise de Séries Temporais 4.0
200205 Análise de Variância 4.0
200186 Análise Multivariada Aplicada 7.5
200203 Aprendizagem Automática em Marketing 7.5
200210 Arquiteturas de Sistemas de Informação 3.5
200167 Big Data Analytics 7.5
200202 Big Data para Marketing 7.5
200013 Business Intelligence II 7.5
200014 Business Process Management 3.5
200170 Consumer Behavior Insights 7.5
200195 Desenvolvimento de Sistemas de Informação 4.0
400020 Direção de Sistemas de Informação 3.5
200197 Gestão de Marca 4.0
200068 Gestão de Projectos de Informação 4.0
200069 Gestão de Risco 7.5
200073 Gestão dos Sistemas de Informação 3.5
200166 Métodos Preditivos de Data Mining 7.5
200097 Modelos de Solvência 7.5
200200 Otimização de Motores de Pesquisa 4.0
200161 Riscos de Mercado e de Crédito 7.5
400081 Social Media Analytics 7.5
200184 Teoria e Métodos de Amostragem 7.5
200194 Transformação Digital 3.5