Gestão dos Sistemas de Informação

Objetivos

1. Identificar e analisar o impacto das tecnologias de informação (TI) na vantagem competitiva
2. Avaliar a eficácia de diferentes tipos de Sistemas de Informação (SI)
3. Avaliar as opções estratégicas e as formas pelas quais as estratégias de negócio e de SI podem ser alinhadas e integradas
4. Demonstrar como aplicar sistemas tecnológicos e infra-estruturas apropriados para suportar uma solução de SI de negócio

Caracterização geral

Código

200073

Créditos

3.5

Professor responsável

Ales Popovic

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

  

Bibliografia

- Peppard, J. Ward, J.: The Strategic Management of Information Systems: Building a Digital Strategy
- Laudon, K. C., Laudon, J. P.: Management Information Systems 13/e, Prentice Hall, 2013
- Supplemental (optional) O¿Brien, J. A., Marakas, G. M.: Management Information Systems, 10th Ed., McGraw-Hill Irwin, 2011

Método de ensino

A unidade curricular baseia-se principalmente e m aulas teórico-práticas. Estas sessões incluem a exposição de conceitos e metodologias, resolução de exemplos, discussão e interpretação de resultados. É igualmente proposto um conjunto de exercícios que deverão ser resolvidos de forma autónoma no contexto extra-aula. Será ainda realizado um trabalho de seminário em grupo.


 

Método de avaliação

Avaliação:
- Exercícios das aulas
- Trabalho de grupo
- Exame final
 

Conteúdo

1. Information Systems in Business
2. Global E-Business and Collaboration
3. Information Systems, Organizations, and Strategy
4. IT Infrastructure and Emerging Technologies
5. Foundation of Business Intelligence
6. Telecommunications and Wireless Technology
7. Securing Information Systems
8. Achieving Operational Excellence and Customer Intimacy: Enterprise Applications
9. E-Commerce: Digital Markets, Digital Goods
10. Managing Knowledge