Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)

Objetivos educativos

A Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (BI) destina-se a profissionais que procuram aumentar o valor construído a partir de data warehouses das organizações e a quadros técnicos que trabalham em iniciativas de BI, incluindo data warehousing, business analytics e data visualization.

Este custo confere acesso ao Mestrado em Gestão de Informação, com especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence, que está classificado como o melhor Mestrado em Business Intelligence e Gestão do Conhecimento do Mundo pela Eduniversal – agência internacional que publica anualmente o ranking dos melhores Mestrados e MBA do mundo.

O curso tem por objectivo fornecer uma formação equilibrada entre duas áreas chave para a competitividade das organizações: a Gestão do Conhecimento e a Business Intelligence. Entre os potenciais destinatários desta pós-graduação destacamos aqueles que têm responsabilidades na área da Gestão do Conhecimento e da Business Intelligence, os gestores de Data warehouses, bem como os gestores e líderes que procuram aumentar o valor construído a partir das data warehouses das organizações onde desenvolvem a sua actividade. Este mestrado dirige-se também aos quadros técnicos e gestores que necessitam de trabalhar em conjunto para lançar iniciativas de BI.

O curso tem como objetivos específicos a formação de técnicos e gestores capazes de:

- Introduzir os princípios da Gestão do Conhecimento para a melhoria da eficiência e da eficácia organizacional com vista a promover a competitividade das organizações;

- Compreender o processo de Business Intelligence e o seu papel na criação de valor para o negócio;

- Utilizar aplicações analíticas de monitorização do desempenho das organizações e ferramentas de visualização;

- Compreender o objectivo e conhecer as principais técnicas de Data Mining e Análise Preditiva;

- Identificar os indicadores chave das aplicações analíticas em contexto empresarial. 

Caracterização geral

Código

4955

Ciclo

Cursos de pós-graduação

Grau

Não confere

Acesso a outros cursos

Coordenador

Roberto Henriques

Data de abertura

Número de vagas

Propinas

Horários

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Para a atribuição do diploma de pós-graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence, os alunos têm que realizar 60 ECTS, dos quais 45 em unidades curriculares obrigatórias, e os restantes 15 em unidades curriculares optativas escolhidas pelos alunos de entre uma vasta oferta de unidades curriculares. 

Condições de acesso

Os requisitos para poder efetuar a candidatura são: licenciatura em área compatível (concluída até setembro de 2019); Análise ao currículo académico e profissional do candidato.

Regras de avaliação

Estrutura

1º ano - semestre Outono
Código Nome ECTS
200012 Business Intelligence I 7.5
200071 Gestão do Conhecimento 7.5
200165 Métodos Descritivos de Data Mining 7.5
Opções
200204 Análise de Redes Sociais 4.0
200185 Análise Estatística 7.5
200159 Atuariado Vida e Não-Vida 7.5
200201 Ciência dos Dados para Marketing 7.5
400082 Digital Analytics 7.5
200187 Estratégia e Inovação em Marketing 7.5
200070 Gestão de Serviços de Tecnologias de Informação 4.0
200193 Gestão e Armazenamento de Dados 4.0
200160 Investimentos Financeiros e Gestão de Carteiras 7.5
200196 Marketing Digital e Comércio Eletrónico 7.5
200189 Métodos Analíticos Descritivos em Marketing 0.0
200090 Métodos Econométricos 7.5
200101 Operações Bancárias e Seguradoras 7.5
200199 Pré-processamento de Dados 3.5
200192 Privacidade de Dados, Segurança e Ética 4.0
1º ano - semestre Primavera
Código Nome ECTS
200167 Big Data Analytics 7.5
200013 Business Intelligence II 7.5
200166 Métodos Preditivos de Data Mining 7.5
Opções
200198 Análise de Dados Discretos 4.0
200191 Análise de Séries Temporais 4.0
200205 Análise de Variância 4.0
200186 Análise Multivariada Aplicada 7.5
200203 Aprendizagem Automática em Marketing 7.5
200210 Arquiteturas de Sistemas de Informação 3.5
200202 Big Data para Marketing 7.5
200014 Business Process Management 3.5
200170 Consumer Behavior Insights 7.5
200163 Desenho Experimental 4.0
200195 Desenvolvimento de Sistemas de Informação 4.0
400020 Direção de Sistemas de Informação 3.5
200049 Estudos de Mercado 7.5
200197 Gestão de Marca 4.0
200068 Gestão de Projectos de Informação 4.0
200069 Gestão de Risco 7.5
200073 Gestão dos Sistemas de Informação 3.5
200188 Métodos Analíticos e Engenharia de Marketing 7.5
200190 Métodos Analíticos Preditivos em Marketing 7.5
200088 Métodos de Previsão 3.5
200097 Modelos de Solvência 7.5
200200 Otimização de Motores de Pesquisa 4.0
200161 Riscos de Mercado e de Crédito 7.5
400081 Social Media Analytics 7.5
200184 Teoria e Métodos de Amostragem 7.5
200194 Transformação Digital 3.5