Análise de Redes Sociais
Objetivos
1. Enumerar exemplos de aplicações da análise de redes sociais a diferentes áreas
2. Explicar os elementos principais que compõe uma rede (nós e ligações), e como caraterizar uma rede (distribuição de grau, coeficiente de clustering, diâmetro, distância média)
3. Explicar os modelos populares de redes e as suas implicações para as ciências sociais
4. Compreender o papel das redes sociais na difusão e percolação de informação
5. Identificar as métricas de rede mais adequadas para identificar os influenciadores numa população (centralidade, pagerank)
6. Compreender a diferença entre ligações fortes e fracas em redes sociais e a sua importância em sistemas sociais
7. Usar teoria de redes para desenhar estratégias de marketing mais efetivas
8. Comunicar e discutir resultados da análise de redes sociais
Caracterização geral
Código
200204
Créditos
4.0
Professor responsável
Docente a designar
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Pré-requisitos
Bibliografia
- Barabási, Albert-László. Network science. Cambridge University Press, 2016.
- Easley and Kleinberg, Networks, Crowds, and Markets: Reasoning about a highly connected world. Cambridge Univ. Press, 2010.
- Newman, Networks: An introduction. Oxford Univ. Press, 2010.
- Jackson, Social and Economic Networks. Princeton Univ. Press, 2008.
- Selected scientific manuscripts that will be shared by the teaching staff.
Método de ensino
A unidade curricular baseia-se em aulas teórico-práticas com uma componente forte de ensino ativo. Em cada sessão os alunos serão expostos a novos conceitos e metodologias, a casos de estudo, e exemplos resolvidos. Serão feitas atividades (debates, quizzes, MUD cards, atividades de compare-and-contrast) que colocarão o estudante no centro da sala de aula, para que este tenha um papel ativo na discussão e aprendizagem Atividades no computador serão feitas sempre que oportuno, por exemplo os alunos construirão e irão analisar e discutir a rede de amizades da turma.
Método de avaliação
Elementos de Avaliação:
1. Participação em actividades nas aulas (35%)
2. Apresentação e discussão de um trabalho selecionado (25%)
3. Trabalho final com apresentação oral e relatório escrito (40%).
Conteúdo
A unidade curricular está organizada em três Unidades de Aprendizagem (UA):
UA1. Introdução a Ciência de Redes
UA2. O papel de redes sociais na difusão de informação e adopção de comportamentos
UA3. Aplicação de teoria de redes ao marketing
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Análise e Gestão de Informação
- Análise e Gestão de Risco
- Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Especialização em Marketing Intelligence
- Especialização em Marketing Research e CRM
- Laboral - Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence
- Laboral - Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Laboral - Especialização em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Informação
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Risco
- Pós-Graduação em Data Science for Marketing
- Pós-Graduação em Digital Marketing and Analytics
- Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Marketing Research e CRM (Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente)