Análise de Redes Sociais

Objetivos

1. Enumerar exemplos de aplicações da análise de redes sociais a diferentes áreas
2. Explicar os elementos principais que compõe uma rede (nós e ligações), e como caraterizar uma rede (distribuição de grau, coeficiente de clustering, diâmetro, distância média)
3. Explicar os modelos populares de redes e as suas implicações para as ciências sociais
4. Compreender o papel das redes sociais na difusão e percolação de informação
5. Identificar as métricas de rede mais adequadas para identificar os influenciadores numa população (centralidade, pagerank)
6. Compreender a diferença entre ligações fortes e fracas em redes sociais e a sua importância em sistemas sociais
7. Usar teoria de redes para desenhar estratégias de marketing mais efetivas
8. Comunicar e discutir resultados da análise de redes sociais
 

Caracterização geral

Código

200204

Créditos

4.0

Professor responsável

Docente a designar

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

  

Bibliografia

- Barabási, Albert-László. Network science. Cambridge University Press, 2016.
- Easley and Kleinberg, Networks, Crowds, and Markets: Reasoning about a highly connected world. Cambridge Univ. Press, 2010.
- Newman, Networks: An introduction. Oxford Univ. Press, 2010.
- Jackson, Social and Economic Networks. Princeton Univ. Press, 2008.
- Selected scientific manuscripts that will be shared by the teaching staff.

Método de ensino

A unidade curricular baseia-se em aulas teórico-práticas com uma componente forte de ensino ativo. Em cada sessão os alunos serão expostos a novos conceitos e metodologias, a casos de estudo, e exemplos resolvidos. Serão feitas atividades (debates, quizzes, MUD cards, atividades de compare-and-contrast) que colocarão o estudante no centro da sala de aula, para que este tenha um papel ativo na discussão e aprendizagem Atividades no computador serão feitas sempre que oportuno, por exemplo os alunos construirão e irão analisar e discutir a rede de amizades da turma.
 

Método de avaliação

Elementos de Avaliação:
1. Participação em actividades nas aulas (35%)
2. Apresentação e discussão de um trabalho selecionado (25%)
3. Trabalho final com apresentação oral e relatório escrito (40%).
 

Conteúdo

A unidade curricular está organizada em três Unidades de Aprendizagem (UA):
UA1. Introdução a Ciência de Redes
UA2. O papel de redes sociais na difusão de informação e adopção de comportamentos
UA3. Aplicação de teoria de redes ao marketing