Pós-Graduação em Marketing Intelligence
Objetivos educativos
A Pós-Graduação em Marketing Intelligence visa a formação de gestores, técnicos e outros profissionais de marketing capacitados para liderar e orientar a recolha e organização, análise, exploração e disseminação de informação em marketing nas organizações.
Esta especialização dirige-se a todos aqueles que assumem funções e/ou responsabilidades na área dos Sistemas de Informação. Os gestores e técnicos que exercem funções nas áreas de Gestão da Organização e Informática, na Coordenação de Projectos de Sistemas de Informação, no Desenvolvimento de Sistemas de Informação, na Gestão da Informação, na Auditoria Informática, na Qualidade dos Sistemas de Informação ou na Gestão Estratégica dos Sistemas de Informação são, entre outros, alguns dos destinatários desta especialização.
O curso tem como objetivos específicos a formação de técnicos e gestores capazes de:
- Desenvolver estratégias, metodologias e instrumentos de gestão de marketing;
- Conhecer o comportamento dos clientes e conceber e gerir políticas de relacionamento com os mesmos;
- Dominar os processos e ferramentas utilizados para o armazenamento, organização e acesso à informação de marketing no contexto das organizações;
- Utilizar as diversas metodologias e ferramentas de exploração e análise, de forma a reduzir os níveis de incerteza associados à resolução de problemas de marketing;
- Conceber e desenvolver sistemas e tecnologias de informação que supram as necessidades de informação de marketing no contexto das organizações.
Caracterização geral
Código DGES
4956
Ciclo
Cursos de pós-graduação
Grau
Não confere
Acesso a outros cursos
Coordenador
Roberto Henriques
Data de abertura
Número máximo de admissões
Propinas
Horários
Idioma de ensino
A disponibilizar brevemente
Requisitos para obtenção do grau ou diploma
Para a atribuição do diploma de pós-graduação em Marketing Intelligence, os alunos têm que realizar 60 ECTS, dos quais 41,5 em unidades curriculares obrigatórias, e aos restantes 18,5 em optativas escolhidas pelos alunos de entre uma vasta oferta de unidades curriculares.
Condições de acesso
Os requisitos para poder efetuar a candidatura são: licenciatura em área compatível (concluída até setembro de 2019); Análise ao currículo académico e profissional do candidato.
Regras de avaliação
Estrutura
1º ano - semestre Outono | ||
---|---|---|
Código | Nome | ECTS |
200187 | Estratégia e Inovação em Marketing | 7.5 |
200197 | Gestão de Marca | 4.0 |
200196 | Marketing Digital e Comércio Eletrónico | 7.5 |
Opções | ||
200204 | Análise de Redes Sociais | 4.0 |
200185 | Análise Estatística | 7.5 |
200159 | Atuariado Vida e Não-Vida | 7.5 |
200012 | Business Intelligence I | 7.5 |
200201 | Ciência dos Dados para Marketing | 7.5 |
400082 | Digital Analytics | 7.5 |
200070 | Gestão de Serviços de Tecnologias de Informação | 4.0 |
200071 | Gestão do Conhecimento | 7.5 |
200193 | Gestão e Armazenamento de Dados | 4.0 |
200160 | Investimentos Financeiros e Gestão de Carteiras | 7.5 |
200189 | Métodos Analíticos Descritivos em Marketing | 0.0 |
200165 | Métodos Descritivos de Data Mining | 7.5 |
200090 | Métodos Econométricos | 7.5 |
200101 | Operações Bancárias e Seguradoras | 7.5 |
200199 | Pré-processamento de Dados | 3.5 |
200192 | Privacidade de Dados, Segurança e Ética | 4.0 |