Gestão de Projectos de Informação
Objetivos
1. Entender as diferenças entre projetos, operações e produtos
2. Estruturar os conceitos de gestão de projetos, com foco no negócio das Organizações
3. Utilizar os diferentes modelos de ciclo de vida dos projetos, reconhecendo as suas vantagens e desvantagens
4. Utilizar os processos, métodos e técnicas de planeamento do âmbito do projeto
5. Utilizar os processos, métodos e técnicas de planeamento das atividades do projeto
6. Utilizar os processos, métodos e técnicas de planeamento da organização e da comunicação do projeto
7. Identificar os diferentes tipos de custo num projeto
8. Aplicar os conceitos de qualidade, garantia de qualidade e controlo de qualidade
9. Utilizar os processos, métodos e técnicas de identificação, avaliação e tratamento de riscos
Caracterização geral
Código
200068
Créditos
4.0
Professor responsável
Alberto Nuno Lara Ponces de Carvalho
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Pré-requisitos
Bibliografia
- Cadle, James & Yeates, Donald (2008). Project Management for Information Systems. Fifth Edition, Perarson Education. UK.
- Turner, J. Rodney (2014). The handbook of project-based management: Leading Strategic Change in Organizations. Third edition. London, McGraw-Hill.
- ISO 21500:2012 Guidance on project management
- Class slides, business case and practical exercises requirements are made available on the internet course homepage.
Método de ensino
A unidade curricular baseia-se em aulas teóricas, complementadas por três entregas de trabalhos práticos. As aulas teóricas incluem a apresentação e discussão dos conceitos, processos, métodos e técnicas de gestão de projetos.
Os trabalhos práticos destinam-se à elaboração dum plano de projeto simplificado, baseado num caso de estudo apresentado aos Alunos e num plano de atividades e custos duma empresa contratada para o projeto. Os Alunos recebem posteriormente o feedback das duas primeiras entregas com a finalidade de melhorar a qualidade da entrega final.
Método de avaliação
Avaliação:
Exame escrito: Com nota mínima de 9,5
Trabalho Prático: Nota relativa à última entrega.
Nota final = (0,7 * Nota Exame + 0,3 * Nota Prática)
Conteúdo
1. Projetos de Informação - conceitos gerais
- Conceitos de Projeto, Gestão de Projeto, Programa e Portefólio
- Projetos, operações e gestão de projetos
- Finalidade, contexto, princípios, objetivos, processos e níveis do projeto
2. Definição do projeto e modelos de ciclo de vida
3. Gestão do âmbito
4. Gestão do tempo
5. Gestão da organização e da comunicação
6. Gestão dos custos
7. Gestão da qualidade e gestão dos riscos
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Análise e Gestão de Informação
- Análise e Gestão de Risco
- Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Especialização em Marketing Intelligence
- Especialização em Marketing Research e CRM
- Laboral - Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence
- Laboral - Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Laboral - Especialização em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Informação
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Risco
- Pós Graduação em Cidades Inteligentes (Smart Cities)
- Pós-Graduação em Data Science for Marketing
- Pós Graduação em Digital Enterprise Management
- Pós-Graduação em Digital Marketing and Analytics
- Pós-Graduação em Direção de Sistemas de Informação
- Pós-Graduação em Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde
- Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Marketing Research e CRM (Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente)
- Pós-Graduação em Sistemas de Informação Empresariais