Gestão dos Sistemas de Informação
Objetivos
1. Identificar e analisar o impacto das tecnologias de informação (TI) na vantagem competitiva
2. Avaliar a eficácia de diferentes tipos de Sistemas de Informação (SI)
3. Avaliar as opções estratégicas e as formas pelas quais as estratégias de negócio e de SI podem ser alinhadas e integradas
4. Demonstrar como aplicar sistemas tecnológicos e infra-estruturas apropriados para suportar uma solução de SI de negócio
Caracterização geral
Código
200073
Créditos
3.5
Professor responsável
Ales Popovic
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Pré-requisitos
Bibliografia
- Peppard, J. Ward, J.: The Strategic Management of Information Systems: Building a Digital Strategy
- Laudon, K. C., Laudon, J. P.: Management Information Systems 13/e, Prentice Hall, 2013
- Supplemental (optional) O¿Brien, J. A., Marakas, G. M.: Management Information Systems, 10th Ed., McGraw-Hill Irwin, 2011
Método de ensino
A unidade curricular baseia-se principalmente e m aulas teórico-práticas. Estas sessões incluem a exposição de conceitos e metodologias, resolução de exemplos, discussão e interpretação de resultados. É igualmente proposto um conjunto de exercícios que deverão ser resolvidos de forma autónoma no contexto extra-aula. Será ainda realizado um trabalho de seminário em grupo.
Método de avaliação
Avaliação:
- Exercícios das aulas
- Trabalho de grupo
- Exame final
Conteúdo
1. Information Systems in Business
2. Global E-Business and Collaboration
3. Information Systems, Organizations, and Strategy
4. IT Infrastructure and Emerging Technologies
5. Foundation of Business Intelligence
6. Telecommunications and Wireless Technology
7. Securing Information Systems
8. Achieving Operational Excellence and Customer Intimacy: Enterprise Applications
9. E-Commerce: Digital Markets, Digital Goods
10. Managing Knowledge
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Análise e Gestão de Informação
- Análise e Gestão de Risco
- Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Especialização em Marketing Intelligence
- Especialização em Marketing Research e CRM
- Laboral - Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence
- Laboral - Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Laboral - Especialização em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Informação
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Risco
- Pós Graduação em Cidades Inteligentes (Smart Cities)
- Pós-Graduação em Data Science for Marketing
- Pós Graduação em Digital Enterprise Management
- Pós-Graduação em Digital Marketing and Analytics
- Pós-Graduação em Direção de Sistemas de Informação
- Pós-Graduação em Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde
- Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Marketing Research e CRM (Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente)
- Pós-Graduação em Sistemas de Informação Empresariais