Big Data para Marketing
Objetivos
1. Apresentar os alunos ao conceito de Big Data
2. Familiarizando-os com as tecnologias mais usadas para lidar com uma grande quantidade de dados
3. Entender um programa escrito com a lógica Map-Reduce
4. Ser capaz de executar tarefas ETL em uma grande quantidade de dados
5. Armazenar e recuperar dados armazenados no sistema de arquivos do Hadoop
6. Executar consultas em um banco de dados não-SQL
7. Aplicar os conceitos aprendidos no campo do Marketing
8. Resolver um problema de negócios caracterizado por uma grande quantidade de dados
Caracterização geral
Código
200202
Créditos
7.5
Professor responsável
Docente a designar
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Pré-requisitos
Bibliografia
- White, T. (2012). Hadoop: The definitive guide. " O 'Reilly Media, Inc.".
- Karau, H., Konwinski, A., Wendell, P., & Zaharia, M. (2015). Learning spark: lightning-fast big data analysis." O'Reilly Media, Inc.".
- Leskovec, J., Rajaraman, A., & Ullman, J. D. (2014). Mining of massive datasets. Cambridge university press.
Método de ensino
Método de avaliação
Conteúdo
1. Introdução ao Big Data
2. Os cinco V do Big Data
3. O file system do Hadoop
4. Utilizar o Map-Reduce para escrever um programa Hadoop
5. A fase do map: como organizar os dados
6. A fase de reduce: técnicas para combinar dados com uma chave comum
7. ETL com Sqoop
8. Diferenças entre as linguagens SQL e não SQL
9. Executar uma consulta em uma grande quantidade de dados
10. Técnica para otimizar uma consulta num ambiente de produção
11. Aplicações das diferentes ferramentas para endereçar tarefas complexas
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Análise e Gestão de Informação
- Análise e Gestão de Risco
- Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Especialização em Marketing Intelligence
- Especialização em Marketing Research e CRM
- Laboral - Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence
- Laboral - Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Laboral - Especialização em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Informação
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Risco
- Pós-Graduação em Data Science for Marketing
- Pós-Graduação em Digital Marketing and Analytics
- Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Marketing Research e CRM (Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente)