Social Media Analytics

Objetivos

O Social Media mudou os canais de comunicação e criou novos desafios para o marketing na era digital. A troca interconectada, social, rápida e pública de informações está subjacente ao poder da análise de dados sociais. A análise de social media é a metodologia de coleta de grandes quantidades de dados de social media, semiestruturados e não estruturados para extrair insights que ajudam a tomar melhores decisões de negócios. O curso oferece conceitos, ferramentas, tutoriais e estudos de caso para extrair e analisar dados de media social.
 


 

Caracterização geral

Código

400081

Créditos

7.5

Professor responsável

Vasco Manuel Monteiro

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

  

Bibliografia

- Text Mining and Analysis: Practical Methods, Examples, and Case Studies using SAS, Goutam Chakraborty, Murali Pagolu and Satish Garla
- Social Media Met rics How to Measure and Optimize Your Marketing Investment, Jim Sterne
- Stand Out Social Marketing: How to Rise Above the Noise, Differentiate Your Brand, and Bu ild an Outstanding Online Presence, Mike Lewis
- Analyzing Social Med ia Networks with NodeXL: Insights from a Connected World, Derek Hansen, Ben Shneiderman, and Marc Smith

Método de ensino

A unidade curricular baseia-se em aulas teórico-práticas. As sessões incluem a exposição de conceitos e metodologias, bem como a aplicação prática dos diferentes conceitos utilizando diferentes soluções computacionais. São aplicadas diversas estratégias de ensino, incluindo palestras, apresentação de slides, instruções passo-a-passo de como abordar exemplos práticos, perguntas e respostas. A componente prática está orientada para a exploração das ferramentas introduzidas aos estudantes, incluindo a discussão da melhor abordagem em diferentes cenários.

Método de avaliação

Avaliação:
1. Entrega de trabalhos individuais com as respostas a problemas propostos (10%)
2. Exame (50%)
3. Apresentação oral do trabalho de projeto (10%)
4. Relatório do trabalho de projeto (30%)
O projeto pode ser desenvolvido individualmente ou em grupos de dois alunos
 

Conteúdo

1. Introdução ao social media
2. Análise de social media: uma visão geral
3. Análise de redes de social media
4. Análise de texto de social media
5. Análise de sentimento social media