Pós-Graduação em Sistemas de Informação Empresariais

Objetivos educativos

As empresas necessitam hoje de conhecimentos sólidos em sistemas de informação operacionais para tirar partido dos mesmos na criação de vantagens competitivas. Efetivamente, as empresas esperam que os sistemas de informação acelerem o desenvolvimento de novos produtos e serviços, apoiem a monitorização e controlo, melhorem o relacionamento com os clientes, parceiros e fornecedores e potenciem as plataformas de Business Intelligence.

A parceria estabelecida com a Microsoft permite incluir nas diferentes unidades curriculares laboratórios informáticos, onde os alunos terão a oportunidade de explorar hands-on as várias soluções (Microsoft Dynamics NAV e CRM, SQL Server, SharePoint, Azure, entre outros). Este curso destina-se a licenciados em qualquer área compatível que desejam adquirir competências técnicas, funcionais e de gestão em sistemas de informação empresariais.

Entre os potenciais candidatos desta pós-graduação em Sistemas de Informação Empresariais destacam-se aqueles com responsabilidades no alinhamento dos sistemas de informação empresariais com a estratégia do negócio, em particular nas áreas da logística, finanças, recursos humanos, gestão do conhecimento e vendas e marketing.

Candidaturas - ano letivo 2019/2020
Para a candidatura ser considerada completa terá de preencher o formulário disponível em Portal de Candidaturas, fazer o upload do Curriculum Vitae, efetuar o pagamento da taxa de candidatura (51 €) no Portal, e submeter a candidatura no final, até 9 de maio. O processo de seleção dos alunos baseia-se na análise do currículo académico e profissional.

Caracterização geral

Código

4959

Ciclo

Cursos de pós-graduação

Grau

Não confere

Acesso a outros cursos

A pós-graduação confere acesso à obtenção do grau de mestre em Gestão de Informação. Para a obtenção do grau de Mestre, os alunos terão de obter aprovação em todas as unidades curriculares obrigatórias da especialização escolhida e ainda desenvolver uma dissertação, um trabalho de projeto ou de um relatório de estágio de natureza profissional.

De referir que a inscrição na pós-graduação dá direito à inscrição a dez unidades curriculares.

Coordenador

Roberto Henriques

Data de abertura

Fevereiro 2020

Número de vagas

Propinas

3.900€

Horários

Pós-Laboral

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

A conclusão da pós-graduação em Sistemas de Informação Empresariais requer a realização de 60 ECTS, dos quais 45 em unidades curriculares obrigatórias e os restantes 15 em unidades curriculares optativas escolhidas de entre um vasto leque de disciplinas disponíveis.

Condições de acesso

Os requisitos para poder efetuar a candidatura são: licenciatura em área compatível (concluída até fevereiro de 2020); Análise ao currículo académico e profissional do candidato.

Regras de avaliação

A avaliação das unidades curriculares é normalmente realizada através de exame final. Esta avaliação é com frequência complementada com um projecto desenvolvido individualmente ou em grupo. É exigida a obtenção de uma classificação mínima de 10 valores para que a unidade curricular seja concluída com sucesso.

Estrutura

1º ano - semestre Outono
Código Nome ECTS
200011 Business Intelligence 6.0
400021 Enterprise Cloud Mobility 7.5
200070 Gestão de Serviços de Tecnologias de Informação 4.0
Opções
200158 Amostragem e Estimação 7.5
200001 Análise de Dados 7.5
200159 Atuariado Vida e Não-Vida 7.5
200009 Bases de Dados Espaciais 7.5
200145 Big Data Applications 7.5
400045 Cidades Sustentáveis 7.5
200015 Ciência e Sistemas de Informação Geográfica 7.5
200016 Ciências Cartográficas 7.5
200032 DataBase Management Systems 7.5
200026 Data Mining I 7.5
200182 Data Privacy and Protection 7.5
200163 Desenho Experimental 4.0
400082 Digital Analytics 7.5
400020 Direção de Sistemas de Informação 3.5
200046 Estatística 7.5
200048 Estratégia de Marketing e Comportamento do Consumidor 7.5
200054 Geographic Databases and Geospatial Web Services 4.0
200058 Geographic Information Systems Applications 7.5
200060 Geospatial Data Mining 7.5
200064 Geostatistics 7.5
200067 Gestão de Marketing 7.5
200068 Gestão de Projectos de Informação 4.0
200071 Gestão do Conhecimento 7.5
200073 Gestão dos Sistemas de Informação 3.5
200160 Investimentos Financeiros e Gestão de Carteiras 7.5
200169 Marketing Estratégico 7.5
200085 Marketing Experimental 7.5
200087 Metodologias de Recolha de Dados 7.5
200165 Métodos Descritivos de Data Mining 7.5
200089 Métodos de Sondagens 7.5
200092 Métodos Quantitativos para Marketing - Métodos Descritivos 7.5
400024 O Novo Mercado na Saúde 4.0
200101 Operações Bancárias e Seguradoras 7.5
200104 Princípios de Gestão Financeira 7.5
200115 Remote Sensing 7.5
400026 Saúde Sustentável 3.5
400054 Seminário Tecnologias de Informação nas Cidades I 3.5
400028 Social Media Intelligence 7.5
200129 Técnicas de Quantificação de Valor 7.5
400029 Web Analytics 7.5
1º ano - semestre Primavera
Código Nome ECTS
200014 Business Process Management 3.5
400019 Customer Relationship Management Systems 7.5
400055 Enterprise Resource Management Systems 7.5
Opções
200007 Arquiteturas de Tecnologias de Informação 3.5
200167 Big Data Analytics 7.5
400111 Business Analytics in Tourism 7.5
400042 Business Solutions as a Service 7.5
200135 Cibersegurança 7.5
400046 City Analytics 7.5
400051 Computação Móvel e Ubíqua 7.5
200170 Consumer Behavior Insights 7.5
200028 Data Mining II 7.5
400112 Data Science for Hospitaly and Tourism I 7.5
200162 Data Visualization 7.5
400093 Digital Systems for Business 7.5
200172 Engenharia de Marketing 7.5
400040 Enterprise Mobility Solutions 3.5
400055 Enterprise Resource Management Systems 7.5
200049 Estudos de Mercado 7.5
200052 Geographic Data Bases 4.0
200140 Geospatial Intelligence 7.5
200065 Gestão da Satisfação e Lealdade do Cliente 7.5
200069 Gestão de Risco 7.5
200072 Gestão do Relacionamento com o Cliente 7.5
200146 Innovation Management and Design Thinking 7.5
400039 Integrated Management Solutions 7.5
400110 Management in Hospitality and Tourism 7.5
200171 Marketing Analítico 7.5
200083 Marketing Digital 7.5
200088 Métodos de Previsão 3.5
200090 Métodos Econométricos 7.5
200166 Métodos Preditivos de Data Mining 7.5
200093 Métodos Quantitativos para o Marketing - Métodos Explicativos 7.5
200094 Modelação em Sistemas de Informação Geográfica 7.5
200097 Modelos de Solvência 7.5
400025 Planeamento e Controlo de Gestão em Organizações de Saúde 7.5
400010 Recolha de Dados, Fontes Administrativas e Big Data 6.0
200161 Riscos de Mercado e de Crédito 7.5
400027 Search Engine Marketing 7.5
400049 Seminário Tecnologias de Informação nas Cidades II 4.0
200121 Sistemas de Apoio à Decisão 7.5
200124 Sistemas de Informação Geográfica nas Organizações 7.5
400081 Social Media Analytics 7.5
200143 Software Aberto e Programação em SIG 7.5
200168 Text Analytics 7.5
400092 Transformation Methodologies and Solutions 7.5
400091 Urban Analytics 7.5
200139 WEB Marketing e Comércio Electrónico 7.5