Marketing Experimental

Objetivos

A disciplina tem como objectivo proporcionar uma compreensão crítica do marketing de experiências, bem como analisar o seu papel no sucesso das organizações. Através de uma combinação de teoria, prática e estudos de caso, os alunos serão confrontados com os desafios e benefícios de:

 

  • Descobrir como é que o marketing de experiências pode acrescentar valor, diferenciar produtos e marcas, e construir a fidelidade dos clientes;
  • Conhecer os frameworks e ferramentas da CEM – uma abordagem para a criação e gestão das experiências dos clientes; 
  • Construir uma plataforma de experiências para as marcas, incluindo as questões do posicionamento, promessa de valor e implementação;
  • Perceber como criar estruturas e processos organizacionais, bem como politicas de recursos humanos, adequadas à criação, estrategicamente planeada, de experiências;
  •  Analisar e desenvolver planos de acção para a implementação da CEM nas organizações.
 

 

 

 

 

Caracterização geral

Código

200085

Créditos

7.5

Professor responsável

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

Não existem requisitos de frequência

Bibliografia

Schmitt, Bernd H. (2011); Experiential Marketing: How to Get Customers to Sense, Feel, Think, Act; Smilansky, S. (2009); Experiential Marketing: A Practical Guide to Interactive Brand Experiences; 0; 0; 0

Método de ensino

A disciplina baseia-se em aulas teórico-práticas. Para além das leituras recomendadas e da exposição dos temas em sala de aula, serão promovidas discussões e exercícios em sala de aula. A parte prática está orientada para a análise e desenvolvimento de estudos de caso e de um trabalho prático de grupo. Será dada importância ao trabalho de grupo para fomentar a discussão estruturada e a partilha de experiências.

Método de avaliação

60% da avaliação baseia-se num exame final.
40% da avaliação baseia-se num projecto de grupo.

Conteúdo

 

Criação de Valor numa Economia da Experiências: O papel e a importância do serviço como um fator diferencial chave

Amplitude e alcance do Marketing Experiencial: Visão centrada no cliente

Frameworks para gerir a experiência do cliente: Características e benefícios

Relações mútuas: o papel do cliente versus Organização; "Brand Love"

Organização e gestão da experiência: Gestão integrada de "pontos de contato" e de "Canais".