Marketing Experimental
Objetivos
A disciplina tem como objectivo proporcionar uma compreensão crítica do marketing de experiências, bem como analisar o seu papel no sucesso das organizações. Através de uma combinação de teoria, prática e estudos de caso, os alunos serão confrontados com os desafios e benefícios de:
- Descobrir como é que o marketing de experiências pode acrescentar valor, diferenciar produtos e marcas, e construir a fidelidade dos clientes;
- Conhecer os frameworks e ferramentas da CEM – uma abordagem para a criação e gestão das experiências dos clientes;
- Construir uma plataforma de experiências para as marcas, incluindo as questões do posicionamento, promessa de valor e implementação;
- Perceber como criar estruturas e processos organizacionais, bem como politicas de recursos humanos, adequadas à criação, estrategicamente planeada, de experiências;
- Analisar e desenvolver planos de acção para a implementação da CEM nas organizações.
Caracterização geral
Código
200085
Créditos
7.5
Professor responsável
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Pré-requisitos
Não existem requisitos de frequência
Bibliografia
Schmitt, Bernd H. (2011); Experiential Marketing: How to Get Customers to Sense, Feel, Think, Act; Smilansky, S. (2009); Experiential Marketing: A Practical Guide to Interactive Brand Experiences; 0; 0; 0
Método de ensino
A disciplina baseia-se em aulas teórico-práticas. Para além das leituras recomendadas e da exposição dos temas em sala de aula, serão promovidas discussões e exercícios em sala de aula. A parte prática está orientada para a análise e desenvolvimento de estudos de caso e de um trabalho prático de grupo. Será dada importância ao trabalho de grupo para fomentar a discussão estruturada e a partilha de experiências.
Método de avaliação
60% da avaliação baseia-se num exame final.
40% da avaliação baseia-se num projecto de grupo.
Conteúdo
Criação de Valor numa Economia da Experiências: O papel e a importância do serviço como um fator diferencial chave
Amplitude e alcance do Marketing Experiencial: Visão centrada no cliente
Frameworks para gerir a experiência do cliente: Características e benefícios
Relações mútuas: o papel do cliente versus Organização; "Brand Love"
Organização e gestão da experiência: Gestão integrada de "pontos de contato" e de "Canais".
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: