Innovation Management and Design Thinking
Objetivos
Este curso apresenta aos alunos o conceito de Design Thinking, uma abordagem de inovação e resolução criativa de problemas que pode ser usado em diferentes disciplinas. Design Thinking é assim uma abordagem centrada nas pessoas e um processo de imersão, que promove a criatividade em torno de áreas de oportunidade. Design Thinking tornou-se uma abordagem interessante para enfrentar desafios complexos ao nível empresarial, social e cultural e também para criar uma cultura inovadora em startups, PME's ou grandes corporações. No final do semestre, os alunos serão capazes de:
- Explicar os métodos, processos e aspectos-chave do pensamento de design.
- Investigar problemas, desenvolver métodos de pesquisa qualitativa e sintetizar resultados como plataforma para criar soluções.
- Desenvolver uma compreensão mais profunda e mais holística dos clientes e das suas necessidades, motivações e comportamentos.
- Participar e liderar processos de inovação num ambiente colaborativo em equipas multidisciplinares
- Dominar o pensamento criativo e a resolução de problemas, aprendendo com o fracasso
- Incorporar o Design Thinking na cultura das organizações e nas suas atividades profissionais
Caracterização geral
Código
200146
Créditos
7.5
Professor responsável
Guilherme Hidalgo Barata Martins Victorino
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Pré-requisitos
Este é um curso prático que implica várias horas de trabalho colaborativo em sala de aula e entre aulas. Para se matricular deve comprometer-se totalmente em vir às aulas e trabalhar pelo menos 4 horas por semana entre as sessões, sendo um parceiro ativo no projeto final da unidade curricular.
Os alunos que se desejem inscrever têm que conseguir responder às seguintes perguntas:
1. Qual o nível de motivação para trabalhar em projectos colaborativos e multidisciplinares?
2. A que projetos (de qualquer tipo e em qualquer contexto) pretende aplicar o Design Thinking?
3. O que o motiva a participar neste curso? O que espera ser capaz de contribuir?
Bibliografia
- Designing for Growth: A manager’s design thinking toolkit, by Jeanne Liedtka and Tim Ogilvie.
- Tim Brown, Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation, HarperCollins, 2009
- Design Thinking, Tim Brown, Harvard Business Review, 2008
- Selected articles and cases ?
Método de ensino
Teoria - teoria e conceitos relevantes sobre Design Thinking e princípios de reflexão sobre suas aplicações nas organizações
Prática - focada em métodos e ferramentas para trabalho multidisciplinar - explorar capacidades de colaboração e empatia
Método de avaliação
- 15% - Plano de Research
- 15% - Relatório de Insights
- 30% - Projeto Final
- 15% - Participação Aulas
- 25% - Exame Final
Conteúdo
- Introduction to Strategic Innovation
- Design Thinking as the Next Competitive Advantage
- The Design Thinking Process Overview: harness the designer mindset and uncovering unmet challenges
- Inspiration through empathy and qualitative research
- Lab 1: Research Design and Observation Tools
- Field Research: Interview and Observation Techniques
- Lab 2: Storytelling Session: Interpretation, Analysis and Synthesis of research (insights and HMW)
- Creativity, Spaces and Ideation Techniques
- Lab 3: Team Brainstorming and exploration and design of spaces for brainstorming
- Rapid Prototyping Techniques + Feedback Wall
- Lab4: Design Prototypes and Learning Journeys: Evolve ideas and prototypes through user feedback and constructive criticism?
- Pitch Party and Team Finalization ?
- Implementing DT in Your Organization and Team (Spaces, Skills and Culture)
- Final Presentations
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: