Innovation Management and Design Thinking

Objetivos

Este curso apresenta aos alunos o conceito de Design Thinking, uma abordagem de inovação e resolução criativa de problemas que pode ser usado em diferentes disciplinas. Design Thinking é assim uma abordagem centrada nas pessoas e um processo de imersão, que promove a criatividade em torno de áreas de oportunidade. Design Thinking tornou-se uma abordagem interessante para enfrentar desafios complexos ao nível empresarial, social e cultural e também para criar uma cultura inovadora em startups, PME's ou grandes corporações. No final do semestre, os alunos serão capazes de:

  • Explicar os métodos, processos e aspectos-chave do pensamento de design.
  • Investigar problemas, desenvolver métodos de pesquisa qualitativa e sintetizar resultados como plataforma para criar soluções.
  • Desenvolver uma compreensão mais profunda e mais holística dos clientes e das suas necessidades, motivações e comportamentos.
  • Participar e liderar processos de inovação num ambiente colaborativo em equipas multidisciplinares
  • Dominar o pensamento criativo e a resolução de problemas, aprendendo com o fracasso
  • Incorporar o Design Thinking na cultura das organizações e nas suas atividades profissionais

Caracterização geral

Código

200146

Créditos

7.5

Professor responsável

Guilherme Hidalgo Barata Martins Victorino

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

Este é um curso prático que implica várias horas de trabalho colaborativo em sala de aula e entre aulas. Para se matricular deve comprometer-se totalmente em vir às aulas e trabalhar pelo menos 4 horas por semana entre as sessões, sendo um parceiro ativo no projeto final da unidade curricular.

Os alunos que se desejem inscrever têm que conseguir responder às seguintes perguntas:

1. Qual o nível de motivação para trabalhar em projectos colaborativos e multidisciplinares?

2. A que projetos (de qualquer tipo e em qualquer contexto) pretende aplicar o Design Thinking?

3. O que o motiva a participar neste curso? O que espera ser capaz de contribuir?

Bibliografia

  • Designing for Growth: A manager’s design thinking toolkit, by Jeanne Liedtka and Tim Ogilvie.
  • Tim Brown, Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation, HarperCollins, 2009
  • Design Thinking, Tim Brown, Harvard Business Review, 2008
  • Selected articles and cases ?

Método de ensino

Teoria - teoria e conceitos relevantes sobre Design Thinking e princípios de reflexão sobre suas aplicações nas organizações

Prática - focada em métodos e ferramentas para trabalho multidisciplinar - explorar capacidades de colaboração e empatia

Método de avaliação

  • 15% - Plano de Research
  • 15% - Relatório de Insights
  • 30% - Projeto Final
  • 15% - Participação Aulas
  • 25% - Exame Final

Conteúdo

  1. Introduction to Strategic Innovation
  2. Design Thinking as the Next Competitive Advantage
  3. The Design Thinking Process Overview: harness the designer mindset and uncovering unmet challenges
  4. Inspiration through empathy and qualitative research
  5. Lab 1: Research Design and Observation Tools
  6. Field Research: Interview and Observation Techniques
  7. Lab 2: Storytelling  Session: Interpretation, Analysis and Synthesis of research (insights and HMW)
  8. Creativity, Spaces and Ideation Techniques
  9. Lab 3: Team Brainstorming and exploration and design of spaces for brainstorming
  10. Rapid Prototyping Techniques + Feedback Wall
  11. Lab4: Design Prototypes and Learning Journeys: Evolve ideas and prototypes through user feedback and constructive criticism?
  12. Pitch Party and Team Finalization ?
  13. Implementing DT in Your Organization and Team (Spaces, Skills and Culture)
  14. Final Presentations