Marketing Analítico
Objetivos
Com a conclusão do curso, os alunos deverão ser capazes de:
- Usar um sistema de informação de marketing, pesquisa de marketing, e técnicas estatísticas para reconhecer a situação de uma base de clientes no que diz respeito ao tipo, valor e características psicológicas;
- Sugerir objectivos financeiros e comportamentais para segmentos de clientes ou indivíduos, desenvolver programas de lealdade para aumentar o valor de cada segmento ou indivíduos e testar a eficácia dos programas.
Caracterização geral
Código
200171
Créditos
7.5
Professor responsável
Frederico Miguel Campos Cruz Ribeiro de Jesus
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Pré-requisitos
n.a.
Bibliografia
William G. Zikmund, Raymond McLeod, and Faye Gilbert: Customer Relationship Management: Integrating Marketing Strategy and Information Technology (Wiley 2003)
Don Peppers and Martha Rogers: Managing Customer Relationships: A Strategic Framework (Wiley, 2004)
David Shepard Associates: The New Direct Marketing: How to Implement a Profit-Driven Database Marketing Strategy, third edition (McGraw-Hill 1999)
Arthur Hughes: Strategic Database Marketing: The Master Plan for Starting and Managing a Customer-Based Marketing Program, second edition (McGraw-Hill 2000)
Método de ensino
Aulas teórico-práticas e trabalho de projecto desenvolvido ao longo do semestre.
Método de avaliação
Teste (35%), Projecto (60%), Participação da classe (5%)
Conteúdo
- Introdução: problemas na gestão do relacionamento com o cliente.
- Revisão sobre a avaliação do cliente, estruturas de dados e sistemas de informação de marketing.
- Canais de contacto com o cliente, recolha de dados, qualidade de serviço e fluxo de informação.
- Estratégia de relacionamento com o cliente: diferenciação de clientes, objectivos baseados em valores e necessidades.
- Compreendendo o cliente com técnicas de segmentação.
- Teoria da lealdade do cliente: tipos de lealdade, factores mediadores da relação com o cliente (confiança, satisfação, etc).
- Efeitos de acções de marketing no estado das relações com o cliente.
- Técnicas estatísticas para prever mudanças no estado das relações com o cliente.
- Desenho de programas de lealdade.
- Teste e avaliação de programas de lealdade.
- Transformação das organizações.
- Leis de privacidade e ética.
- O futuro do CRM.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: