Business Solutions as a Service

Objetivos

No final do curso os alunos deverão ser capazes de:

  • Identificar como podem aumentar a vantagem competitiva, beneficios e "performance empresarial" que a sua Organização pode obter, de acordo com o nível de implementação de "business solutions as a service"
  • Ter exemplos de novos modelos de negócio e que oportunidades e incentivos existem para que a digitalização acelere a transformação e a disponibilidade de novos serviços ou produtos como serviço (XaaS)
  • Saber quais as áreas de impacto e "readiness" (preparação) da Organização para encetar uma maior adopção de "business solutions as a service".

 

 

Caracterização geral

Código

400042

Créditos

7.5

Professor responsável

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

Jorge Rodrigues, Pedro Ruivo, Tiago Oliveira, "Software as a Service Value and Firm Performance - a literature review synthesis in small and medium enterprises". 2014

Björn Johansson, Pedro Ruivo, "Exploring Factors for Adopting ERP as SaaS". 2013

Pedro Ruivo, Jorge Rodrigues, Tiago Oliveira, "The ERP surge of hybrid models - an exploratory research into five and ten years forecast". 2015

Wood, J.B., Hewlin, Todd, Lah, Thomas, ?B4B ? How technology and big data are reinventing the customer supplier relationship?, 2013

The Digital Transformation of Business. HBR - Harvard Business Review Analytic Services Report, 2015

Westerman, George; Bonnet, Didier; McAFee, Andrew, Leading Digital ? turning technology into business transformation, HBR Press, 2014

Uhl, Axel; Gollenia, Lars Alexander, ?Business transformation management methodology?, 2012. ISBN 978-1-4094-4980-5

Uhl, Axel; Gollenia, Lars Alexander, ?Digital enterprise transformation?, 2014. ISBN 978-1-4724-4854-5

Método de ensino

 -Aulas teóricas, complementadas com aplicações práticas;

 -Trabalhos em "reading-study" e "case-study";

 -Seminários com convidados.

 

Método de avaliação

"Reading"/"Cases-Studies":

? 1º Reading-study e 1º Case-study ? a melhor nota entre os dois contará com 15% para o total

? 2º Reading-study e 2º Case-study ? a melhor nota entre os dois contará com 30% para o total

? 3º Reading-study e 3º Case-study ? a melhor nota entre os dois contará com 20% para o total

 

? Teste Final - vale 35% do total

 

* As notas são dadas numa escala de 20.

Conteúdo

1. Aplicações de gestão em Software as a Service (SaaS) - tendências de mercado e background

1.1. "Digital transformation" e "cloud computing"

1.2. Tendências de mercado em "SaaS business solutions". "Reading Study" (1)

1.3. Histórias da soluções de gestão em "cloud" - ASPs .vs. SaaS. Case-study (1)

 

2. Os diferentes modelos de implementação de soluções de gestão em SaaS 

2.1. Hibrido, ?pure play? e ?on-premise?. Reading study (2)

 

3. Transformação digital na União Europeia (UE) e metodologias holisticas   

3.1. Metodolofias de "Business" e "digital transformation".  BTM2 e ?digital capability framework?

3.2. Impacto da transformação digital na União Europeia e exemplo de Caso real (seminário)

3.3 Pesquisa em "Business value" e "firm performance". Case study (2)

 

4.  Utilização e beneficios das soluções de gestão em  SaaS 

4.1 Capacidade de "Customer centricity". Reading-study (3)

4.2 Extrair valor e performance das soluções de gestão em SaaS ? o ponto de vista  dos Clientes (seminário)

 

5. As soluções de gestão em SaaS e as capacidades para a  transformação   

5.1. Desenvolver as capacidade de transformação como um facilitador da "digital enterprise transformation"

5.2. Desafios da transformação ? o ponto de vista de um integrador de sistemas (seminário). Case-study (3)