Marketing Digital

Objetivos

A unidade curricular tem como objectivo apresentar a teoria e a prática do Marketing Digital e as suas implicações estratégias ao nível organizacional e do comportamento do consumidor. 

Caracterização geral

Código

200083

Créditos

7.5

Professor responsável

Guilherme Hidalgo Barata Martins Victorino

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

não aplicável

Bibliografia

Permission Marketing (Seth Godin); Contagious: Why Things Catch On (Jonah Berger); Social Media ROI (Olivier Blanchard); Audience: Marketing in the Age of Subscribers, Fans, and Followers (Jeff Rohrs); 0

Método de ensino

A unidade curricular está dividida em três tipos de aulas: 

Aulas teóricas, onde são apresentados e analisados os temas do curso
Aulas práticas onde são apresentados e discutidos casos práticos de aplicação dos temas dados nas aulas teóricas
Seminários com convidados da indústria para discussam de tópicos emergentes no marketing digital

Método de avaliação

Projeto Digital Marketing - Trabalho de grupo: 40% 
EXAME (1a Época): 40%
PARTICIPAÇÃO - Casos práticos: 20%
Esta componente incluí a presença dos alunos nas aulas e a qualidade da sua participação.
ou 
Exame (2a época) - 60%
Projeto Digital Marketing – 40%

Conteúdo

  1. Data Driven Marketing: moda ou prioridade estratégica?
  2. Chief Marketing Officer meets Chief Technology Officer: alinhamento entre cultura organizacional, sistemas de apoio à decisão e novas competências individuais
  3. Segmentação de Clientes: nativos digitais vs imigrantes
  4. Modelação da interacção social: a integração entre o comportamento on-line e real
  5. Social media: Análise e discussão de best e worst practices
  6. Skills critícos para os marketers do futuro
  7. Definição de objetivos e métrics para o Digital marketing
  8. Content marketing: o que é e como pode ser implementado com sucesso
  9. Paid search and display advertising: Estratégias orientados a resultados
  10. Marketing Return On Investment