Métodos de Sondagens

Objetivos

• Abranger aspectos teóricos e práticos básicos da amostragem de pesquisas;
• Familiarizar os participantes com a terminologia de amostragem e os objetivos gerais desta teoria;
• Apresentar os métodos clássicos de amostragem estatística, condições e situações em que cada um é apropriado;
• Fornecer prática na aplicação dos métodos de amostragem discutidos na classe e nos cálculos das dimensões da amostra, estimativas desejadas e suas medidas de precisão;
• Ser capaz de aplicar novos conhecimentos em um ambiente de trabalho diário.

Caracterização geral

Código

200089

Créditos

7.5

Professor responsável

José António de Almeida Pinheiro

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

Conhecimento perfeito das estatísticas gerais
estatísticas descritivas
estatísticas indutivas;
Mestre conceitual perfeito de conceitos específicos como
Variável aleatória
Distribuição
Parâmetros
Estimador
Estimativa
Propriedades de estimadores
Intervalos de confiança
Testando hipóteses
Teorema do limite central

 

Bibliografia

·     William G. Cochran (1977) Sampling Techniques, 3-rd Ed. New York: Wiley, ISBN 0-471-16240-X

·     Carl-Erik Särndal, Bengt Swensson, Jan Wretman (1992) Model Assisted Survey Sampling. New York: Springer Verlag, ISBN 0-387-97528-4

·     Carl-Erik Särndal, Sixten Lundström (2005) Estimation in Surveys with Nonresponse. Chichester: Wiley, ISBN 0-470-01133-5

·     Coelho P, Pereira L, Pinheiro J and Xufre P (2016), Sondagens, Livraria escolar Editora.

 

Método de ensino

Aulas teorico praticas

Método de avaliação

Aulas teórico práticas

Conteúdo

• Quadro geral, notação e terminologia
• Amostragem aleatória simples
• amostragem aleatória estratificada
•  Amostras em clusters
• Amostragem em duas etapas
• Estimativa de uma proporção
• Uso de informações auxiliares
• Estimativa em domínios