Métodos Econométricos
Objetivos
1. Compreender o contexto para regressão linear simples
2. Avaliar modelos de regressão linear simples
3. Usar um modelo de regressão linear simples para estimar e prever valores prováveis
4. Compreender os pressupostos que precisam ser atendidos para que um modelo de regressão linear simples seja válido
5. Compreender como múltiplos preditores podem ser incluídos num modelo de regressão
6. Compreender as hipóteses que precisam ser verificadas no modelo de regressão múltipla
7. Usar um modelo de regressão linear múltipla para estimar e prever valores prováveis
8. Compreender como os preditores categóricos podem ser incluídos em um modelo de regressão
9. Aprender a transformar dados para lidar com problemas identificados no modelo de regressão
10. Compreender os métodos alternativos para estimar uma regressão
11. Compreender modelos de regressão em contextos dependentes do tempo
12. Compreender modelos de regressão em contextos não lineares
Caracterização geral
Código
200090
Créditos
7.5
Professor responsável
Manuel José Vilares
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Pré-requisitos
Bibliografia
- Kutner, M. H., Nachtsheim, C., Neter, J., Li, W. (20 05). Applied linear statistical models. 5th edition, McGraw-Hill/Irwin
- Wooldridge, J. M. (2009). Introductory Econometrics. A Modern approach. 4th Edition, South Western
- Greene, W. H. (2012). Econometric Analysis. 7th Edition. Prentice Hall
- Johnston, J. , Dinardo, J (1997). Econometrics Methods. 4th Edition. Economics Series, McGraw Hill
Método de ensino
A unidade curricular é baseada em aulas teóricas e práticas. Serão aplicadas diversas estratégias de ensino, incluindo exposição e demonstrações com apresentação de slides, aplicações passo a passo (com e sem software), perguntas e respostas. As sessões incluem apresentação de conceitos e metodologias, resolução de exemplos, discussão e interpretação de resultados. A componente prática está orientada para a resolução de problemas e exercícios, incluindo a discussão e interpretação de resultados. É igualmente proposto um caderno de exercícios que deverão ser resolvidos com trabalho individual fora das aulas.
Método de avaliação
Avaliação:
1ª época: projeto (40%), exame 1º época (60%)
2ª época: exame final (100%)
Conteúdo
1. Regressão Linear Simples (SLR)
2. Avaliação do Modelo SLR
3. Estimativa e Predição em SLR
4. Hipóteses do Modelo SLR
5. Regressão Linear Múltipla (MLR)
6. Avaliação do Modelo de MLR
7. Modelo MLR: Estimação, Predição e Modelo
8. Preditores e transformações de dados categóricos
9. Multicolinearidade e outras armadilhas de regressão
10. Quadrados Mínimos Ponderados e Regressão Robusta
11. Séries Temporais e Autocorrelação
12. Regressão logística, Poisson e não-linear
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Análise e Gestão de Informação
- Análise e Gestão de Risco
- Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Especialização em Marketing Intelligence
- Especialização em Marketing Research e CRM
- Laboral - Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence
- Laboral - Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Laboral - Especialização em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Informação
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Risco
- Pós Graduação em Cidades Inteligentes (Smart Cities)
- Pós-Graduação em Data Science for Marketing
- Pós Graduação em Digital Enterprise Management
- Pós-Graduação em Digital Marketing and Analytics
- Pós-Graduação em Direção de Sistemas de Informação
- Pós-Graduação em Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde
- Pós-Graduação em Gestão de Informações e Segurança
- Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Marketing Research e CRM (Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente)
- Pós-Graduação em Sistemas de Informação Empresariais