Pós-Graduação em Sistemas Estatísticos com Especialização em Estatísticas de Bancos Centrais

Objetivos educativos

A Pós-Graduação em Sistemas Estatísticos, com especialização em Estatísticas de Bancos Centrais, foi desenvolvida em estreita colaboração entre a NOVA IMS e o Banco de Portugal com o objetivo de dotar os técnicos e gestores que exercem funções no âmbito das estatísticas de bancos centrais, quer como produtores, quer como analistas ou utilizadores de informação estatística, com os conhecimentos e aptidões fundamentais ao exercício da sua atividade.

Este curso, acreditado pelo Sistema Estatístico Europeu com a chancela EMOS (European Master of Official Statistics), dá especial destaque à recolha e elaboração de estatísticas monetárias, financeiras, cambiais e da balança de pagamentos, incluindo as diretamente decorrentes da participação no Sistema Europeu de Bancos Centrais. 

O curso dirige-se a colaboradores de bancos centrais, incluindo produtores, analistas ou utilizadores de informação estatística. Esta Pós-Graduação dirige-se igualmente a todos os interessados em estatísticas de bancos centrais, nomeadamente os colaboradores em departamentos de estatística de bancos e outras instituições nanceiras, bemcomo o Sistema Estatístico Nacional e outras autoridades estatísticas.

O curso tem como objetivos específicos a formação de técnicos capazes de:

- Gerir e liderar o processo de produção estatística nos bancos centrais;

- Desenvolver técnicas e metodologias de recolha de informação;

- Dominar os processos e ferramentas utilizados para o armazenamento, a organização e o acesso à informação numa entidade com responsabilidade pela produção de estatísticas de bancos centrais;

- Aplicar as diversas metodologias e ferramentas, estatísticas e computacionais, de exploração e análise de informação, de forma a produzir estatísticas oficiais que revistam valor acrescentado para a tomada de decisão;

- Organizar e comunicar resultados, escrita e oralmente, adequando-os ao nível e interesses específicos da audiência.

Candidaturas - ano letivo 2019/2020
Para a candidatura ser considerada completa terá de preencher o formulário disponível em Portal de Candidaturas, fazer o upload do Curriculum Vitae, efetuar o pagamento da taxa de candidatura (51 €) no Portal, e submeter a candidatura no final, até 9 de maio. O processo de seleção dos alunos baseia-se na análise do currículo académico e profissional.

Caracterização geral

Código

49621

Ciclo

Cursos de pós-graduação

Grau

Não confere

Acesso a outros cursos

A pós-graduação confere acesso ao Mestrado em Estatística e Gestão de Informação, com especialização em Análise e Gestão de Informação. A obtenção do grau de Mestre implica a elaboração de uma dissertação de natureza científica, de um trabalho de projeto ou relatório de estágio de natureza profissional, realizados durante o terceiro semestre do curso, a que correspondem 35 ECTS adicionais.

Coordenador

Pedro Miguel Pereira Simões Coelho

Data de abertura

Setembro 2019

Número de vagas

Propinas

4.500€

Horários

Pós-Laboral

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

O curso inclui uma oferta de 17 unidades curriculares optativas, que totalizam 106,5 ECTS. Para a conclusão da pós-graduação é necessária a obtenção de 60 ECTS. É permitida a inscrição até 75 ECTS.

Este percurso é um perfil de

Pós-Graduação em Sistemas Estatísticos

Condições de acesso

Os requisitos para poder efetuar a candidatura são: licenciatura em área compatível (concluída até setembro de 2019); Análise ao currículo académico e profissional do candidato.

Regras de avaliação

A avaliação das unidades curriculares é normalmente realizada através de exame final. Esta avaliação é com frequência complementada com um projecto desenvolvido individualmente ou em grupo. É exigida a obtenção de uma classificação mínima de 10 valores para que a unidade curricular seja concluída com sucesso.