Pós-Graduação em Gestão de Informações e Segurança

Objetivos educativos

Numa sociedade em que os estudos de segurança e defesa se alargam a novas dimensões sociais e económicas em contextos internacionais complexos, esta pós-graduação debruça-se sobre os instrumentos de análise e as metodologias necessárias para avaliar, gerir e tomar decisões neste domínio.

A pós-graduação em Gestão de Informações e Segurança vem assim responder aos desafios impostos pelo novo enquadramento da segurança internacional e da defesa e pelos desafios da globalização que configuram as relações de poderes mundiais, nos quais os processos de decisão estratégica e o enquadramento da segurança e das informações devem ser equacionados.

Entre os potenciais destinatários desta pós-graduação destacam-se aqueles que têm responsabilidades nas áreas das informações e segurança, em particular, elementos das forças e serviços de segurança, militares, gestores que trabalham em áreas de suporte à tomada de decisão e competitive intelligence, técnicos de ONG’s, outros técnicos da administração pública com responsabilidade ao nível da gestão de informação.

Este curso tem como objetivos principais:

- Obtenção de capacidades de compreensão sobre as diversas fases do ciclo de produção de Informações;

- Compreensão, análise e investigação do(s) processo(s) de Globalização;

- Promoção de conhecimento de inteligência e recolha de informações e técnicas de análise de dados;

- Promoção de capacidades de apoio à decisão potenciadas pela utilização de processos de gestão do conhecimento, Inteligência Competitiva e de Negócio; 

- Compreensão do papel da inteligência estratégica no apoio à tomada de decisão.  

Candidaturas - ano letivo 2019/2020
Para a candidatura ser considerada completa terá de preencher o formulário disponível em Portal de Candidaturas, fazer o upload do Curriculum Vitae, efetuar o pagamento da taxa de candidatura (51 €) no Portal, e submeter a candidatura no final, até 9 de maio. O processo de seleção dos alunos baseia-se na análise do currículo académico e profissional.

Caracterização geral

Código

4964

Ciclo

Cursos de pós-graduação

Grau

Não confere

Acesso a outros cursos

Coordenador

Guilherme Martins Victorino, Teresa Maria Ferreira Rodrigues

Data de abertura

Fevereiro 2020

Número de vagas

Propinas

3.900€

Horários

Pós-Laboral

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

O plano de estudos deste curso é composto por 8 unidades curriculares obrigatórias, num total de 60 ECTS.

Condições de acesso

Os requisitos para poder efetuar a candidatura são: licenciatura em área compatível (concluída até fevereiro de 2020); Análise ao currículo académico e profissional do candidato.

Regras de avaliação

A avaliação das unidades curriculares é normalmente realizada através de exame final. Esta avaliação é com frequência complementada com um projecto desenvolvido individualmente ou em grupo. É exigida a obtenção de uma classificação mínima de 10 valores para que a unidade curricular seja concluída com sucesso.

Estrutura

1º ano - semestre Outono
Código Nome ECTS
400035 Dinâmicas Regionais de Segurança e Defesa 7.5
400033 Inteligência Económica e Competitiva 7.5
400037 Metodologias e Técnicas de Análise e de Prospetiva 7.5
400032 Técnicas Analíticas Estruturadas para Análise de Informações 4.0
Opções
200083 Marketing Digital 7.5
200086 Metodologias de Investigação 7.5
400024 O Novo Mercado na Saúde 4.0
400026 Saúde Sustentável 3.5
1º ano - semestre Primavera
Código Nome ECTS
400031 Globalização e Riscos de Segurança 7.5
400034 Serviços de Informações em Portugal 7.5
400030 Serviços de Informações e Regimes Políticos 7.5
400036 Social Network Intelligence 4.0
Opções
200007 Arquiteturas de Tecnologias de Informação 3.5
200013 Business Intelligence II 7.5
400019 Customer Relationship Management Systems 7.5
200028 Data Mining II 7.5
200036 Detecção Remota 7.5
200048 Estratégia de Marketing e Comportamento do Consumidor 7.5
200049 Estudos de Mercado 7.5
200052 Geographic Data Bases 4.0
200061 Geospatial Free Open Source Software 4.0
200065 Gestão da Satisfação e Lealdade do Cliente 7.5
200069 Gestão de Risco 7.5
200072 Gestão do Relacionamento com o Cliente 7.5
400023 Liderança e Gestão de Pessoas 6.0
200085 Marketing Experimental 7.5
200088 Métodos de Previsão 3.5
200090 Métodos Econométricos 7.5
200093 Métodos Quantitativos para o Marketing - Métodos Explicativos 7.5
200094 Modelação em Sistemas de Informação Geográfica 7.5
200097 Modelos de Solvência 7.5
400025 Planeamento e Controlo de Gestão em Organizações de Saúde 7.5
400027 Search Engine Marketing 7.5
200118 Seminário de Avaliação e Gestão de Projetos 7.5
200121 Sistemas de Apoio à Decisão 7.5
200124 Sistemas de Informação Geográfica nas Organizações 7.5
400029 Web Analytics 7.5