Customer Relationship Management Systems
Objetivos
A gestão do relacionamento com o cliente (Customer Relationship Management - CRM), enquanto estratégia de negócio suportada em tecnologia, tem recentemente sido adoptada de uma forma crescente por empresas em todo o mundo. No entanto, o sucesso desta adopção nem sempre é garantido. Para tal, por um lado é importante ter uma visão clara dos requisitos de negócio, da estratégia aos processos, e por outro conseguir tirar partido das ferramentas disponibilizadas pelas tecnologias e sistemas de CRM.
Deste modo, os objectivos desta unidade curricular são:
1.Caracterizar o que é um sistema de CRM e como estes se mapeiam com os requisitos de negócio
2.Definir o "ciclo de vida" do cliente, respectivas fases e gestão das mesmas
3.Identificar os principais módulos e funcionalidades de um sistema de CRM
4.Analisar os tópicos mais relevantes a ter em consideração durante o planeamento e a implementação de um sistema de CRM
5.Identificar as mais-valias da implementação de um sistema de CRM e métricas de quantificação das mesmas.
Caracterização geral
Código
400019
Créditos
7.5
Professor responsável
André Martins Mestre
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
•Buttle, Francis. Customer Relationship Management – Concepts and Technologies. Butterworth-Heinemann - 3rd Edition, March 2015
•Kostojohn, Scott. CRM Fundamentals. Apress Academics. 2011
•Payne, Adrian. Handbook of CRM: Achieving Excellence in Customer Management. BH. 2012
•Wolenik, Mark. Microsoft Dynamics CRM Unleashed. SAMS. 2016
Método de ensino
Aulas teóricas e práticas (suportadas em tecnologia Microsoft).
Método de avaliação
Trabalhos práticos e exame final.
Conteúdo
Kick-off; Introduction: CRM concepts |
Customer Lifecycle, Retention and Development |
Sales Force Automation; Introduction to Microsoft Dynamics 365 |
Marketing; Customer Service |
Seminar # 1: TBC |
Microsoft Dynamics 365: Introduction; Administration and Configuration - Labs |
Microsoft Dynamics 365: Sales App - Labs |
Microsoft Dynamics 365: Customer Service App - Labs |
Microsoft Dynamics 365: Customizations and Extension - Labs |
Microsoft Dynamics 365: Labs |
Seminar #2: TBC |
Adoption and Implementation Success Factors; Seminar #3 |
Gamification, Social and Mobile CRM |
Analytical CRM |
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: