Customer Relationship Management Systems

Objetivos

A gestão do relacionamento com o cliente (Customer Relationship Management - CRM), enquanto estratégia de negócio suportada em tecnologia, tem recentemente sido adoptada de uma forma crescente por empresas em todo o mundo. No entanto, o sucesso desta adopção nem sempre é garantido. Para tal, por um lado é importante ter uma visão clara dos requisitos de negócio, da estratégia aos processos, e por outro conseguir tirar partido das ferramentas disponibilizadas pelas tecnologias e sistemas de CRM.
Deste modo, os objectivos desta unidade curricular são:
1.Caracterizar o que é um sistema de CRM e como estes se mapeiam com os requisitos de negócio
2.Definir o "ciclo de vida" do cliente, respectivas fases e gestão das mesmas
3.Identificar os principais módulos e funcionalidades de um sistema de CRM
4.Analisar os tópicos mais relevantes a ter em consideração durante o planeamento e a implementação de um sistema de CRM
5.Identificar as mais-valias da implementação de um sistema de CRM e métricas de quantificação das mesmas.

Caracterização geral

Código

400019

Créditos

7.5

Professor responsável

André Martins Mestre

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

•Buttle, Francis. Customer Relationship Management – Concepts and Technologies. Butterworth-Heinemann - 3rd Edition, March 2015

•Kostojohn, Scott. CRM Fundamentals. Apress Academics. 2011

•Payne, Adrian. Handbook of CRM: Achieving Excellence in Customer Management. BH. 2012

•Wolenik, Mark. Microsoft Dynamics CRM Unleashed. SAMS. 2016

Método de ensino

Aulas teóricas e práticas (suportadas em tecnologia Microsoft).

Método de avaliação

Trabalhos práticos e exame final.

Conteúdo

Kick-off; Introduction: CRM concepts
Customer Lifecycle, Retention and Development
Sales Force Automation; Introduction to Microsoft Dynamics 365
Marketing; Customer Service
Seminar # 1: TBC
Microsoft Dynamics 365: Introduction; Administration and Configuration - Labs
Microsoft Dynamics 365: Sales App - Labs
Microsoft Dynamics 365: Customer Service App - Labs
Microsoft Dynamics 365: Customizations and Extension - Labs
Microsoft Dynamics 365: Labs
Seminar #2: TBC
Adoption and Implementation Success Factors; Seminar #3
Gamification, Social and Mobile CRM
Analytical CRM