Web Analytics
Objetivos
Nos dias que correm, a Internet e todos os serviços digitais são uma IGNOREe de dados de uma dimensão extrema. Esta informação é uma IGNOREe de conhecimento que pode ser um fator crítico para o sucesso das organizações e marcas. O principal objetivo do curso é a aplicação de metodologias quantitativas para os dados gerados por sites e por sua integração com outras IGNOREes de dados. Além disso, para explorar como essas análises e conhecimento podem ser incorporados nos processos de decisão.
Caracterização geral
Código
400029
Créditos
7.5
Professor responsável
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Pré-requisitos
Conhecimentos básicos de Internet e Marketing Digital.
Bibliografia
Kaushik, Avinash (2010) ¿Web Analytics 2.0: The Art of Online Accountability and Science of Customer Centricity¿. Wiley publishing, inc.; Brent Dykes (2011) ¿Web Analytics Action Hero: Using Analysis to Gain Insight and Optimize Your Business¿. Peachpit; Hunt, Ben (2011) ¿Convert!: Designing Web Sites to Increase Traffic and Conversion¿. Wiley publishing, inc.; Advanced Web Metrics with Google Analytics (Paperback) by Brian Clifton; 0
Método de ensino
Método de avaliação
Conteúdo
1.2. Key questions associated with web analytics 2.0 1.3. Definition of web analytics 2.0
1.4. Change: yes we can!
2. The awesome world of clickstream analytics: metrics
2.1. Standard metrics revisited: eight critical web metrics:
- 2.1.1. Visits and visitors
- 2.1.2. Time on page and time on site
- 2.1.3. Bounce rate
- 2.1.4. Exit rate
- 2.1.5. Conversion rate
- 2.2. Web metrics demystified
- 2.3. The awesome world of clickstream analytics: practical applications
- 2.4. Metrics solutions
3. Evolution of Pricing Models and Funnel Conversion
3.1. Definition of cost models (CPC, CPM, CPA...)
3.2. Advantages and disadvantages of cost models
3.3. Practical examples and demonstration of comparative tables 3.4. Funnel: from attention to conversion
3.5. The role of landing pages
3.6. Anatomy of a landing page and importance for conversion 3.7. Analysis of the client / campaign situation
4. Web Analytics Framework
4.1. Analytics Thinking
4.2. Objectives definition
4.3. Web Analytics Framework: practical applications
5. Google Analytics
- 5.1. Introduction to Google Analytics
- 5.1.1. How Google Analytics works
- 5.1.2. Accounts, profiles and users
- 5.1.1. How Google Analytics works
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: