Inteligência Económica e Competitiva

Objetivos

Pretende-se com esta unidade curricular a compreensão do que é a Competitive Intelligence, a sua relação com a Estratégia e o Marketing, e o seu uso para uma maior eficiência global. Os alunos deverão ser capazes de integrar ferramentas, técnicas e metodologias chave para compreenderem o comportamento de determinado Concorrente no mercado.

Esta integração deverá proporcionar uma dedução de qual a actuação de determinado Concorrente baseado no Ambiente Competitivo que enfrenta ou, em sentido oposto de como a suas Comunicações de Marketing traduzem a sua Estratégia na prática.

Será partilhado com os alunos uma perspectiva global de o Quê, Quando, Como e Porquê do uso destas ferramentas, de per se, ou integradas. O objectivo final é a criação de condições para os alunos impactarem positivamente a tomada de decisão estratégica nas organizações a que pertencem, ou venham a pertencer.

Caracterização geral

Código

400033

Créditos

7.5

Professor responsável

Luís Alexandre Abrantes Madureira

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

Não tem precendência.

Devido a ser eminentemente práctica é requerida a comparência a todas as aulas.

Bibliografia

BASE

  • PORTER, Michael E. (1980), "Competitive Strategy", Free Press, ISBN: 0-7432-6088-0.
  • LAHNEMAN & ARCOS (2014), "The Art of Intelligence" Rowman & Littlefield, ISBN: 978-1-4422-2897-9

ADDITIONAL

  •  NASSIM, Taleb (2007), "Black Swan", Random House, ISBN: 978-1400063512
  •  BURROWS, Mathew (2014) ?"The Future, Declassified" Palgrave Macmillan ISBN: 978-1-137-27955-2
  •  A.G. Lafley | MARTIN, Roger (2013), Harvard Business Review Press, "Playing to Win" ISBN: 978-1422187395

Método de ensino

Teoria seguido de práctica com caso real

Método de avaliação

50% Avaliação Contínua (assiduidade + participação + qualidade da participação) + 50% Trabalho Final

Conteúdo

  1. Definições - Intelligence, Competitive Intelligence, Estratégia, Marketing

  2. Planeamento

  3. Recolha - Fontes Primária e Secundárias

  4. Estruturação de informação

  5. Análise - Intelligence Funnel (R)

  6. Suporte à decisão - Business WarGaming, Scenario Planning

  7. Disseminação e Comunicação de Intelligence

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: