Inteligência Económica e Competitiva
Objetivos
Pretende-se com esta unidade curricular a compreensão do que é a Competitive Intelligence, a sua relação com a Estratégia e o Marketing, e o seu uso para uma maior eficiência global. Os alunos deverão ser capazes de integrar ferramentas, técnicas e metodologias chave para compreenderem o comportamento de determinado Concorrente no mercado.
Esta integração deverá proporcionar uma dedução de qual a actuação de determinado Concorrente baseado no Ambiente Competitivo que enfrenta ou, em sentido oposto de como a suas Comunicações de Marketing traduzem a sua Estratégia na prática.
Será partilhado com os alunos uma perspectiva global de o Quê, Quando, Como e Porquê do uso destas ferramentas, de per se, ou integradas. O objectivo final é a criação de condições para os alunos impactarem positivamente a tomada de decisão estratégica nas organizações a que pertencem, ou venham a pertencer.
Caracterização geral
Código
400033
Créditos
7.5
Professor responsável
Luís Alexandre Abrantes Madureira
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Pré-requisitos
Não tem precendência.
Devido a ser eminentemente práctica é requerida a comparência a todas as aulas.
Bibliografia
BASE
- PORTER, Michael E. (1980), "Competitive Strategy", Free Press, ISBN: 0-7432-6088-0.
- LAHNEMAN & ARCOS (2014), "The Art of Intelligence" Rowman & Littlefield, ISBN: 978-1-4422-2897-9
ADDITIONAL
- NASSIM, Taleb (2007), "Black Swan", Random House, ISBN: 978-1400063512
- BURROWS, Mathew (2014) ?"The Future, Declassified" Palgrave Macmillan ISBN: 978-1-137-27955-2
- A.G. Lafley | MARTIN, Roger (2013), Harvard Business Review Press, "Playing to Win" ISBN: 978-1422187395
Método de ensino
Teoria seguido de práctica com caso real
Método de avaliação
50% Avaliação Contínua (assiduidade + participação + qualidade da participação) + 50% Trabalho Final
Conteúdo
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Definições - Intelligence, Competitive Intelligence, Estratégia, Marketing
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Planeamento
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Recolha - Fontes Primária e Secundárias
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Estruturação de informação
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Análise - Intelligence Funnel (R)
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Suporte à decisão - Business WarGaming, Scenario Planning
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Disseminação e Comunicação de Intelligence
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: