Metodologias e Técnicas de Análise e de Prospetiva

Objetivos

1.Familiarizar os participantes com conceitos base , ferramentas e utilizações da Prospetiva e apresentar exemplos de exercícios de prospetiva realizados sobre temas de relações internacionais
2.Introduzir os participantes nas metodologias de construção de cenários, ferramenta relevante em prospetiva
3.Contribuir para a compreensão da dinâmica do sistema internacional fazendo intervir os níveis geoeconómico, geopolítico e estratégico na avaliação de possíveis cenários alternativos de evolução.

Caracterização geral

Código

400037

Créditos

7.5

Professor responsável

José Manuel Delgado Félix Ribeiro

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

Grau de licenciatura.

Bibliografia


Relações Internacionais- Enquadramento Teórico Buzan, Barry e Ole Wæver. Regions and Powers: The Structure of International Security. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2003.
; Prospetiva ¿ Conceitos Base e Metodologias Félix Ribeiro, José ¿Sistémica e Prospetiva- uma Introdução¿ ¿ edição : Departamento de Prospetiva e Planeamento, Lisboa( 2007)
; Prospetiva ¿ Conceitos Base e Metodologias Leal, Catarina Mendes, ¿Construir Cenários. O Método da Global Business Network¿ , Documento de Trabalho n.º 7, Lisboa: Departamento de Prospetiva e Planeamento, (2007)
; Prospetiva ¿ Conceitos Base e Metodologias Godet, Michel, Durance, Philippe ¿Introduction à la Prospective Stratégique pour les Entreprises et les Territoires ) DUNOD, UNESCO Paris, (2011)
; Prospetiva ¿ Conceitos Base e Metodologias How to Build Scenarios , Shell www.shell.com/scenarios

Método de ensino

Expositivo, aprendizagem por pesquisa e aprendizagem baseada na discussão sobre casos

Método de avaliação

Objetivos Atividades formativasAvaliação
Avaliar a capacidade de análise e de exposição oral.Participação nas atividades de debate e discussão dirigida e apresentação do trabalho de grupo25%
Avaliar a capacidade de investigação e análise crítica.Elaboração de trabalho de grupo a entregar na forma definitiva quinze dias depois da sessão final da Disciplina
Com não menos de 3500 e não mais de 5500 palavras, segundo a norma de referência bibliográfica em vigor no ISEGI e disponível em http://www.isegi.unl.pt/documentos/Normas_Dissertacao_v5_4.pdf
75%
  • As apresentações das primeiras versões dos trabalhos de grupo terão lugar nas sessões 13 e 14. A apresentação de cada grupo de trabalho terá uma duração de 20 minutos, seguido de uma discussão e debate de 10/15 minutos.
  • Os grupos disporão seguidamente de 15 dias para entregarem os seus trabalhos eventualmente revistos tendo em conta discussão realizada nas sessões
  • Língua de ensino: Português. No caso de existirem alunos estrangeiros, as aulas serão ministradas em Inglês.

Conteúdo

Nº: 1
Data: 13SET
Descrição: Apresentação do Programa e informação sobre sistema de avaliação da unidade curricular.
Com que Mapas iremos trabalhar.

Nº: 2
Data: 20 SET
Descrição: Análise- os três níveis :Geoeconómico, Geopolítico e Estratégico
Prospetiva: Objetivos ,Utilizações e Ferramentas
As duas Prospetivas –Exploratória Estratégica

Nº: 3
Data: 27SET
Descrição: Cenários – um instrumento chave da Prospetiva
Condução de um exercício de Cenarização (1)




Nº: 4
Data: 04OUT
Descrição: Cenários – um instrumento chave da Prospetiva
Condução de um exercício de Cenarização (2)
- A “Análise do Iceberg”-Interpretando o passado –


Nº: 5
Data: 11OUT
Descrição: Cenários – um instrumento chave da Prospetiva
Condução de um exercício de Cenarização (3)
- A metodologia da Global Business Network- Olhando para o Futuro- Permanência , Alteração e Ruturas ao nível Estrutural


Nº: 6
Data: 18OUT
Descrição: Cenários – um instrumento chave da Prospetiva
Condução de um exercício de Cenarização (4)
- A metodologia da Global Business Network-(a)


Nº: 7
Data: 25OUT
Descrição: Cenários – um instrumento chave da Prospetiva
Condução de um exercício de Cenarização (5)
- A metodologia da Global Business Network-(b)


Nº: 8
Data: 1NOV
Descrição: Condução de um exercício de Cenarização (5)
- A metodologia da Global Business Network-(c)


Nº: 9
Data: 8NOV

Descrição: Condução de um exercício de Cenarização - A metodologia da Escola Francesa e o “Jogo De Atores”

Nº: 10
Data: 15NOV

Descrição: Horizonte 2030 – Que competições e rivalidades vão marcar o mundo até 2030? Que relações entre grandes potências, potências emergentes e outras potências se podem estabelecer.

Nº: 11
Data: 22NOV

Descrição: Trabalho de grupo - Escolha de um de dois temas para cada Grupo.

Nº: 12
Data: 29NOV

Descrição: Trabalho de grupo.

Nº: 13
Data: 06DEZ

Descrição: Trabalho de grupo.

Nº: 14
Data: 13DEZ

Descrição: Apresentação de uma primeira versão dos Trabalhos de Grupo.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: