Social Media Intelligence

Objectivos

A análise de media social baseia-se na recolha de informação semi-estruturada e não estruturada de redes sociais com o objetivo de analisar e extrair novo conhecimento que suportem a tomada de decisão empresarial.
Esta uc aborda conceitos, ferramentas, tutoriais e casos de estudo que suportam a extração e analise de dados de redes sociais.
Os objectivos desta unidade curricular são:
. Entender os diferentes tipos de media sociais e de análise de media sociais
. Entender os conceitos, técnicas e ferramentas de análise de texto e de análise sentimental
. Entender os conceitos, técnicas e ferramentas de redes sociais
. Entender os conceitos, técnicas e ferramentas de análise espacial de media sociais
. Entender os riscos dos media sociais, privacidade e considerações éticas

Caracterização geral

Código

400028

Créditos

7.5

Professor responsável

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

 

Bibliografia

Social Media Metrics for Dummies, Leslie Poston; Social Media Metrics How to Measure and Optimize Your Marketing Investment, Jim Sterne; Stand Out Social Marketing: How to Rise Above the Noise, Differentiate Your Brand, and Build an Outstanding Online Presence, Mike Lewis; 0; 0

Método de ensino

A unidade curricular baseia-se numa mistura de aulas teóricas e práticas . As sessões teóricas incluem a exposição de conceitos e metodologias, resolução por parte do docente de exemplos de aplicação.
As aulas práticas têm como principal objectivo familiarizar os alunos com o software nas tarefas de análise e exploração dos dados.

Método de avaliação

Avaliação:
1ª Época - Exame (60%), Projeto (40%)
2ª Época - Exame (60%), Projeto (40%)

Conteúdo

1. Introdução aos media sociais
2. Análise de dados de media sociais
3. Análise textual e análise de sentimentos
4. Análise de redes sociais
5. Análise espacial de dados de media sociais
6. Gestão de risco de media sociais
7. Privacidade e considerações éticas