Seminário Tecnologias de Informação nas Cidades I

Objectivos

Uma cidade inteligente é aquela que utiliza a tecnologia para fornecer serviços urbanos mais eficientes, para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e transformar os modelos de relacionamento entre os atores locais procurando construir um novo modelo sustentável de vida na cidade todos os seus habitantes, trabalhadores, investidores e turistas, numa comunhão capaz de gerar mais emprego e mais felicidade.

Nesta unidade curricular iremos abordar a forma como a tecnologia tem um papel disruptivo nesta mudança e como a transformação digital é a verdadeira alavanca da construção da inteligência urbana.

Durante o semestre irão ser apresentados diferentes casos de estudo, que evidenciam a necessária intervenção integrada e dão a oportunidade de relacionar os conteúdos teóricos desenvolvidos nas diferentes unidade curriculares da Pos-Graduação em Smart Cities. 

Caracterização geral

Código

400054

Créditos

3.5

Professor responsável

Miguel de Castro Simões Ferreira Neto

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

Nenhum

Bibliografia

Bibliografia distribui?da ao longo do semestre em linha com o conteu?do dos to?picos cobertos / Bibliography distributed throughout the semester in line with the content of the topics covered 

Método de ensino

O curso incluira? um conjunto de seminários por oradores convidados onde serão apresentados e debatas as oportunidades e desafios da construç\ao da inteligência urbana.

Ao longo do semestre os alunos ira?o desenvolver um projeto que será apresentado e discutido em sala de aula. 

Método de avaliação

Projeto

O trabalho a desenvolver pelos alunos tem como objetivo a apresentação de soluções inovadoras, de uma determinada cidade, com vista a constituírem-se como exemplos de estudo para as cidades portuguesas. Neste âmbito pretende-se a análise do modelo de gestão da cidade e das suas soluções smart, nomeadamente a utilização de dados produzidos e libertados.

  • Os grupos são definidos pelos alunos
  • O número máximo de alunos por grupo: 2
  • Será avaliada a apresentação/discussão do projeto (30%) e o relatório (70%)

Conteúdo

  1.1 Introdução

  1.2 Casos de estudo relativos ao desenvolvimento das cidades associado aos temas da sustentabilidade:

     1.2.1 Governança

     1.2.2 Energia, Ambiente e Edificado

     1.3.3 Sociedade e Qualidade de Vida

     1.4.4 Economia e Inovação

     1.5.5 Mobilidade