Pós-Graduação em Data Science for Finance

Objetivos educativos

A Pós-Graduação em Data Science for Finance é um programa de formação inovador em termos internacionais que oferece uma abordagem quantitativa e analítica em finanças, destinando-se a quadros do setor financeiro que procuram um enfoque mais analítico às áreas de avaliação de ativos financeiros, trading, gestão de risco, engenharia financeira, modelos preditivos, computação financeira, entre outras.

Proporciona ainda uma compreensão das transformações potenciais na indústria financeira resultantes da adopção da tecnologia de blockchain às Fintech & InsurTech. O curso prepara quadros superiores para carreiras bem sucedidas nas áreas de investment banking, asset management, hedge funds and investment advisory, risk management, sales and trading, hedge funds, financial engineering, financial technology and consulting/advisory.

O curso destina-se a alunos com o grau de licenciatura (ou equivalente internacional) em domínios científicos com forte formação quantitativa como sejam a economia, a matemática, a estatística, a engenharia, a computação, física e química, e gestão de uma universidade reconhecida nacional e internacionalmente, que ambicionam uma carreira bem-sucedida no sector financeiro. A existência de experiência profissional nestas áreas não é essencial.

Candidaturas - ano letivo 2019/2020
Para a candidatura ser considerada completa terá de preencher o formulário disponível em Portal de Candidaturas, fazer o upload do Curriculum Vitae, efetuar o pagamento da taxa de candidatura (51 €) no Portal, e submeter a candidatura no final, até 9 de maio. O processo de seleção dos alunos baseia-se na análise do currículo académico e profissional.

Caracterização geral

Código

4974

Ciclo

Cursos de pós-graduação

Grau

Não confere

Acesso a outros cursos

Coordenador

Jorge Miguel Ventura Bravo

Data de abertura

Setembro 2019

Número de vagas

Propinas

4.900€

Horários

Pós-Laboral

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Para a atribuição do diploma de pós-graduação em Data Science for Finance, os alunos têm que realizar 13 unidades curriculares, num total de 60 ECTS.

Condições de acesso

Os requisitos para poder efetuar a candidatura são: licenciatura em área compatível (concluída até setembro de 2019); Análise ao currículo académico e profissional do candidato.

Regras de avaliação

Estrutura