Pós-Graduação em Data Science for Hospitality & Tourism

Objetivos educativos

A ciência dos dados permite hoje desenvolver modelos de análise que promovem, simultaneamente, visitação de qualidade e uma melhor monitorização e gestão destes espaços, adotando métricas que, ao invés de apenas contabilizar o número de visitas, avaliam de forma objetiva o valor criado por cada turista que nos visita. A Pós-Graduação em Business Analytics for Hospitality and Tourism vem responder a esta necessidade de formação superior numa área fundamental ao desenvolvimento da economia nacional e tem por objetivo preparar profissionais capazes de participar ativamente no desenvolvimento e aplicação de modelos analíticos para o turismo, combinando as diversas áreas envolvidas no turismo com uma abordagem transversal de ciência dos dados para as alavancar.

Este curso tem como objetivos principais:

- Adquirir competências em Data Science aplicadas ao sector de hotelaria e turismo;

- Aprofundar capacidades analíticas e de resolução de problemas no âmbito duma indústria fortemente dinâmica e competitiva;

- Atualizar conhecimentos de gestão e marketing em contexto de transformação digital numa era de big data que lança constantes desafios às organizações e empresas turísticas;

- Desenvolver projeto de hospitality and tourism analytics integrando conceitos e ferramentas trabalhados ao longo do curso.

Esta pós-graduação dirige-se a quadros superiores, técnicos públicos e privados, consultores, empreendedores e outros profissionais que queiram adquirir competências analíticas em ciência de dados na área do turismo, utilizando as mais avançadas tecnologias de gestão da informação, metodologias de recolha, análise e tratamento de dados.

Candidaturas - ano letivo 2019/2020
Para a candidatura ser considerada completa terá de preencher o formulário disponível em Portal de Candidaturas, fazer o upload do Curriculum Vitae, efetuar o pagamento da taxa de candidatura (51 €) no Portal, e submeter a candidatura no final, até 9 de maio. O processo de seleção dos alunos baseia-se na análise do currículo académico e profissional.

Caracterização geral

Código

4975

Ciclo

Cursos de pós-graduação

Grau

Não confere

Acesso a outros cursos

Coordenador

Miguel de Castro Neto, Paulo Miguel Rasquinho Ferreira Rita

Data de abertura

Setembro 2019

Número de vagas

Propinas

4.900€

Horários

Pós-Laboral

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Para a atribuição do diploma de pós-graduação em Business Analytics for Hospitality & Tourism, os alunos têm que realizar 8 unidades curriculares, num total de 60 ECTS.

Condições de acesso

Os requisitos para poder efetuar a candidatura são: licenciatura em área compatível (concluída até setembro de 2019); Análise ao currículo académico e profissional do candidato.

Regras de avaliação