Pós-Graduação em Data Science for Hospitality & Tourism
Objetivos educativos
A ciência dos dados permite hoje desenvolver modelos de análise que promovem, simultaneamente, visitação de qualidade e uma melhor monitorização e gestão destes espaços, adotando métricas que, ao invés de apenas contabilizar o número de visitas, avaliam de forma objetiva o valor criado por cada turista que nos visita. A Pós-Graduação em Business Analytics for Hospitality and Tourism vem responder a esta necessidade de formação superior numa área fundamental ao desenvolvimento da economia nacional e tem por objetivo preparar profissionais capazes de participar ativamente no desenvolvimento e aplicação de modelos analíticos para o turismo, combinando as diversas áreas envolvidas no turismo com uma abordagem transversal de ciência dos dados para as alavancar.
Este curso tem como objetivos principais:
- Adquirir competências em Data Science aplicadas ao sector de hotelaria e turismo;
- Aprofundar capacidades analíticas e de resolução de problemas no âmbito duma indústria fortemente dinâmica e competitiva;
- Atualizar conhecimentos de gestão e marketing em contexto de transformação digital numa era de big data que lança constantes desafios às organizações e empresas turísticas;
- Desenvolver projeto de hospitality and tourism analytics integrando conceitos e ferramentas trabalhados ao longo do curso.
Esta pós-graduação dirige-se a quadros superiores, técnicos públicos e privados, consultores, empreendedores e outros profissionais que queiram adquirir competências analíticas em ciência de dados na área do turismo, utilizando as mais avançadas tecnologias de gestão da informação, metodologias de recolha, análise e tratamento de dados.
Candidaturas - ano letivo 2019/2020
Para a candidatura ser considerada completa terá de preencher o formulário disponível em Portal de Candidaturas, fazer o upload do Curriculum Vitae, efetuar o pagamento da taxa de candidatura (51 €) no Portal, e submeter a candidatura no final, até 9 de maio. O processo de seleção dos alunos baseia-se na análise do currículo académico e profissional.
Caracterização geral
Código DGES
4975
Ciclo
Cursos de pós-graduação
Grau
Não confere
Acesso a outros cursos
Coordenador
Miguel de Castro Neto, Paulo Miguel Rasquinho Ferreira Rita
Data de abertura
Setembro 2019
Número máximo de admissões
Propinas
4.900€
Horários
Pós-Laboral
Idioma de ensino
A disponibilizar brevemente
Requisitos para obtenção do grau ou diploma
Para a atribuição do diploma de pós-graduação em Business Analytics for Hospitality & Tourism, os alunos têm que realizar 8 unidades curriculares, num total de 60 ECTS.
Condições de acesso
Os requisitos para poder efetuar a candidatura são: licenciatura em área compatível (concluída até setembro de 2019); Análise ao currículo académico e profissional do candidato.
Regras de avaliação
Estrutura
1º ano - semestre Outono | ||
---|---|---|
Código | Nome | ECTS |
400115 | Data Science for Hospitaly and Tourism II | 7.5 |
400113 | Digital Transformation in Hospitality and Tourism | 7.5 |
400116 | Project in Hospitality and Tourism Analytics | 7.5 |
400114 | Smart Tourism | 7.5 |
1º ano - semestre Primavera | ||
---|---|---|
Código | Nome | ECTS |
400111 | Business Analytics in Tourism | 7.5 |
400112 | Data Science for Hospitaly and Tourism I | 7.5 |
400110 | Management in Hospitality and Tourism | 7.5 |
200083 | Marketing Digital | 7.5 |