Pós-Graduação em Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde

Objetivos educativos

A pós-graduação em Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde resulta de uma iniciativa conjunta de quatro unidades orgânicas da Universidade Nova de Lisboa: a NOVA Information Management School, a Escola Nacional de Saúde Pública, a NOVA Medical School e o Instituto de Higiene e Medicina Tropical. Esta iniciativa conta ainda com o apoio da ACSS - Administração Central do Sistema de Saúde, da ARS LVT - Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, a ABBVIE, a SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EY e SAS.

Esta Pós-Graduação está classificada como o melhor curso em Gestão de Saúde em Portugal, o 2º na Europa e o 4º melhor do Mundo pela Eduniversal, agência internacional que publica anualmente o ranking dos melhores Mestrados e MBA do mundo.

Este curso visa completar a formação de gestores e prossionais que pretendam utilizar a gestão de informação (GI) e do conhecimento com vista a promover a competitividade das organizações que atuam no setor da saúde. O curso cobre aspetos que vão desde a gestão dos processos de inovação, até à utilização de instrumentos analíticos, alicerçados em princípios de GI e nos processos de BI.

Entre os potenciais destinatários desta pós-graduação destacam-se aqueles que têm responsabilidades nas áreas financeira, planeamento e controlo, qualidade, sistemas de informação, marketing, compras e logística, recursos humanos e técnicos e gestores que trabalham em áreas de suporte à tomada de decisão. Dirige-se igualmente a profissionais de saúde encarregues da gestão de serviços bem como a gestores e líderes no sector da Saúde que necessitam desenvolver estudos ou projectos de Business Intelligence.

Este curso tem como objetivos principais:

- Conhecer os desafios do novo mercado da saúde e em particular os instrumentos de planeamento e de controlo de gestão nas organizações de saúde;

- Conhecer e gerir os processos de inovação e de mudança, bem como de relacionamento com o cliente no novo mercado da saúde;

- Introduzir os princípios da Gestão de Informação e do Conhecimento, com vista a promover a competitividade das organizações que atuam na Saúde;

- Compreender o processo de Business Intelligence, o seu papel na criação de valor para o negócio da saúde, conhecer as principais aplicações de BI e gerir os componentes da infraestrutura da BI - pessoas, processos e tecnologias;

- Utilizar aplicações analíticas, de monitorização do desempenho das organizações e identificar os indicadores chave das aplicações analíticas no contexto da saúde. 

Candidaturas 
Para a candidatura ser considerada completa terá de preencher o formulário disponível em Portal de Candidaturas, fazer o upload do Curriculum Vitae, efetuar o pagamento da taxa de candidatura (51 €) no Portal, e submeter a candidatura no final, até 9 de maio. O processo de seleção dos alunos baseia-se na análise do currículo académico e profissional.

Caracterização geral

Código

5381

Ciclo

Cursos de pós-graduação

Grau

Não confere

Acesso a outros cursos

A pós-graduação confere acesso à obtenção do grau de mestre em Gestão de Informação, com especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence, mediante a realização de uma dissertação de natureza científica, um trabalho de projeto ou um estágio de natureza profissional e ainda a aprovação às seguintes disciplinas:

- Business Intelligence I;

- Business Intelligence II;

- Data Mining I;

- Data Mining II;

- Gestão do Conhecimento;

- Metodologias de Investigação;

- Sistemas de Apoio à Decisão.

De referir que a inscrição na pós-graduação dá direito à inscrição a dez unidades curriculares (75 ECTS).

Coordenador

Guilherme Martins Victorino, José Carlos Ferreira Caiado

Data de abertura

Fevereiro 2020

Número de vagas

Propinas

3.900€

Horários

Pós-Laboral

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

A conclusão da pós-graduação em Gestão de Informação e Busines Intelligence na Saúde requer a realização de 60 ECTS, dos quais 37,5 correspondem às uniddades curriculares obrigatórias, e os restantes 22,5 ECTS correspondem às unidades curriculares optativas, oferecidas pela NOVA IMS, ENSP-NOVA e IHMT-NOVA. 

Condições de acesso

Os requisitos para poder efetuar a candidatura são: licenciatura em área compatível (concluída até fevereiro de 2020); Análise ao currículo académico e profissional do candidato.

Regras de avaliação

A avaliação das unidades curriculares é normalmente realizada através de exame final. Esta avaliação é com frequência complementada com um projecto desenvolvido individualmente ou em grupo. É exigida a obtenção de uma classificação mínima de 10 valores para que a unidade curricular seja concluída com sucesso.

Estrutura

1º ano - semestre Outono
Código Nome ECTS
200011 Business Intelligence 6.0
400024 O Novo Mercado na Saúde 4.0
400026 Saúde Sustentável 3.5
Opções
200158 Amostragem e Estimação 7.5
200001 Análise de Dados 7.5
200004 Aplicações de Sistemas de Informação Geográfica 7.5
200159 Atuariado Vida e Não-Vida 7.5
200009 Bases de Dados Espaciais 7.5
200145 Big Data Applications 7.5
400045 Cidades Sustentáveis 7.5
200015 Ciência e Sistemas de Informação Geográfica 7.5
200016 Ciências Cartográficas 7.5
200032 DataBase Management Systems 7.5
200024 Data Mining Geo-Espacial 7.5
200026 Data Mining I 7.5
200182 Data Privacy and Protection 7.5
200163 Desenho Experimental 4.0
400082 Digital Analytics 7.5
400020 Direção de Sistemas de Informação 3.5
400021 Enterprise Cloud Mobility 7.5
200046 Estatística 7.5
200048 Estratégia de Marketing e Comportamento do Consumidor 7.5
200054 Geographic Databases and Geospatial Web Services 4.0
200058 Geographic Information Systems Applications 7.5
200060 Geospatial Data Mining 7.5
200064 Geostatistics 7.5
200068 Gestão de Projectos de Informação 4.0
200070 Gestão de Serviços de Tecnologias de Informação 4.0
200071 Gestão do Conhecimento 7.5
200073 Gestão dos Sistemas de Informação 3.5
200160 Investimentos Financeiros e Gestão de Carteiras 7.5
200169 Marketing Estratégico 7.5
200085 Marketing Experimental 7.5
200087 Metodologias de Recolha de Dados 7.5
200165 Métodos Descritivos de Data Mining 7.5
200089 Métodos de Sondagens 7.5
200092 Métodos Quantitativos para Marketing - Métodos Descritivos 7.5
200101 Operações Bancárias e Seguradoras 7.5
200104 Princípios de Gestão Financeira 7.5
200115 Remote Sensing 7.5
400054 Seminário Tecnologias de Informação nas Cidades I 3.5
200129 Técnicas de Quantificação de Valor 7.5
400029 Web Analytics 7.5
1º ano - semestre Primavera
Código Nome ECTS
400009 Inovação, Gestão da Mudança e o Novo Cliente em Saúde 7.5
400023 Liderança e Gestão de Pessoas 6.0
400025 Planeamento e Controlo de Gestão em Organizações de Saúde 7.5
Opções
200007 Arquiteturas de Tecnologias de Informação 3.5
200167 Big Data Analytics 7.5
400111 Business Analytics in Tourism 7.5
200014 Business Process Management 3.5
400042 Business Solutions as a Service 7.5
200135 Cibersegurança 7.5
400046 City Analytics 7.5
400051 Computação Móvel e Ubíqua 7.5
200170 Consumer Behavior Insights 7.5
400019 Customer Relationship Management Systems 7.5
200028 Data Mining II 7.5
400112 Data Science for Hospitaly and Tourism I 7.5
200162 Data Visualization 7.5
400093 Digital Systems for Business 7.5
200172 Engenharia de Marketing 7.5
400040 Enterprise Mobility Solutions 3.5
400055 Enterprise Resource Management Systems 7.5
200049 Estudos de Mercado 7.5
200052 Geographic Data Bases 4.0
200140 Geospatial Intelligence 7.5
200065 Gestão da Satisfação e Lealdade do Cliente 7.5
200067 Gestão de Marketing 7.5
200069 Gestão de Risco 7.5
200072 Gestão do Relacionamento com o Cliente 7.5
200146 Innovation Management and Design Thinking 7.5
400039 Integrated Management Solutions 7.5
400110 Management in Hospitality and Tourism 7.5
200171 Marketing Analítico 7.5
200083 Marketing Digital 7.5
200088 Métodos de Previsão 3.5
200090 Métodos Econométricos 7.5
200166 Métodos Preditivos de Data Mining 7.5
200093 Métodos Quantitativos para o Marketing - Métodos Explicativos 7.5
200094 Modelação em Sistemas de Informação Geográfica 7.5
200097 Modelos de Solvência 7.5
400010 Recolha de Dados, Fontes Administrativas e Big Data 6.0
200161 Riscos de Mercado e de Crédito 7.5
400027 Search Engine Marketing 7.5
400049 Seminário Tecnologias de Informação nas Cidades II 4.0
200121 Sistemas de Apoio à Decisão 7.5
200124 Sistemas de Informação Geográfica nas Organizações 7.5
400081 Social Media Analytics 7.5
400028 Social Media Intelligence 7.5
200143 Software Aberto e Programação em SIG 7.5
200168 Text Analytics 7.5
400092 Transformation Methodologies and Solutions 7.5
400091 Urban Analytics 7.5
200139 WEB Marketing e Comércio Electrónico 7.5