Inovação, Gestão da Mudança e o Novo Cliente em Saúde
Objetivos
Na conclusão do curso o aluno deverá:
- Conhecer os conceitos, modelos e ferramentas de marketing proporcionando uma visão abrangente e integrada de gestão de organizações de serviços e sua relação com o novo cliente em saúde
- Conhecer e enfrentar o desafio da inovação e da mudança de diferentes ângulos
- Compreender os bloqueios à mudança e conhecer os modelos de inovação organizacional que incentivam a mudança
- Saber gerir o processo de planeamento de marketing e de gestão da mudança em organizações de saúde
- Analisar de forma crítica as melhores práticas nacionais e internacionais ao nível da inovação, gestão da mudança e marketing de serviços de saúde.
Caracterização geral
Código
400009
Créditos
7.5
Professor responsável
Guilherme Hidalgo Barata Martins Victorino
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Pré-requisitos
Não Aplicável
Bibliografia
AAKER, David A. ¿ ¿Brand Relevance: Making Competitors Irrelevant¿, Jossey-Bass, EUA (2011); BAKER, S.K. ¿¿Managing Patient Expectations¿, 1992 ¿Jossey-Bass Publishers, São Francisco ; BERKOWITZ, Eric N. ¿¿Essentials of Health Care Marketing¿, Jones and Bartlett, EUA 2004 ; KOTLER, Philip, Gary Armstrong -¿Principles of Marketing¿, Prentice Hall College, Janeiro 1996 ; KOTTER, John ¿ ¿Leading Change¿, Harvard Business
Método de ensino
A disciplina baseia-se em aulas teóricas, aulas práticas e na realização de casos de estudo e exercícios. Nos casos de estudo o aluno tem à sua disposição documentação de apoio para análise que lhe permite resolver o problema proposto, no caso dos exercícios é testada a autonomia do aluno face ao tema abordado.
Método de avaliação
Análise de Artigo/ Caso de Estudo (individual/grupo 2) – 15%
Trabalho Prático Aula – 15%
Simulador de Gestão da Mudança (grupo) – 20%
Exame de Frequência – 50%
ou
Exame Final – 100%
Conteúdo
I. O NOVO CLIENTE EM SAÚDE
- Análise da Envolvente de Marketing nas Organizações de Saúde
- Determinantes de um novo consumidor em Saúde: Informação, Acesso e Expectativas
- Estratégias de Marketing face a um novo ambiente competitivo:
- Conceitos Fundamentais do Marketing de Serviços na Saúde
- Marketing Mix: O Produto de Saúde, Política de Distribuição, Política de Preço e a Comunicação Integrada de Marketing nas organizações de saúde
- O Valor da Marca e a Importância dos activos Intangíveis como vector estratégico na gestão em saúde
- "Momentos de Verdade" na Gestão dos Serviços de Saúde
- A Satisfação do Utente/Cliente como Indicador de Desempenho da Gestão Hospitalar
- Tipologias e principais etapas de um processo de inovação
- Os grandes temas globais e os desafios do sector da saúde como catalizadores do processo de inovação
- A inovação como factor chave para a sobrevivência e relevância de uma marca
- Inovação organizacional em saúde: análise e aplicabilidade de casos de inovação em outras indústrias
- Planear para uma mudança efectiva
- Cultura, Liderança e Motivação: factores centrais ou contextuais para a mudança
- Métricas para aferir e diagnosticar o processo de mudança
- Gerir a Mudança: simulação de projectos de mudança
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: