Inovação, Gestão da Mudança e o Novo Cliente em Saúde

Objectivos

Na conclusão do curso o aluno deverá:

  • Conhecer os conceitos, modelos e ferramentas de marketing proporcionando uma visão abrangente e integrada de gestão de organizações de serviços e sua relação com o novo cliente em saúde

  • Conhecer e enfrentar o desafio da inovação e da mudança de diferentes ângulos

  • Compreender os bloqueios à mudança e conhecer os modelos de inovação organizacional que incentivam a mudança

  • Saber gerir o processo de planeamento de marketing e de gestão da mudança em organizações de saúde
  • Analisar de forma crítica as melhores práticas nacionais e internacionais ao nível da inovação, gestão da mudança e marketing de serviços de saúde.

Caracterização geral

Código

400009

Créditos

7.5

Professor responsável

Guilherme Hidalgo Barata Martins Victorino

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

Não Aplicável

Bibliografia

AAKER, David A. ¿ ¿Brand Relevance: Making Competitors Irrelevant¿, Jossey-Bass, EUA (2011); BAKER, S.K. ¿¿Managing Patient Expectations¿, 1992 ¿Jossey-Bass Publishers, São Francisco ; BERKOWITZ, Eric N. ¿¿Essentials of Health Care Marketing¿, Jones and Bartlett, EUA 2004 ; KOTLER, Philip, Gary Armstrong -¿Principles of Marketing¿, Prentice Hall College, Janeiro 1996 ; KOTTER, John ¿ ¿Leading Change¿, Harvard Business

Método de ensino

A disciplina baseia-se em aulas teóricas, aulas práticas e na realização de casos de estudo e exercícios. Nos casos de estudo o aluno tem à sua disposição documentação de apoio para análise que lhe permite resolver o problema proposto, no caso dos exercícios é testada a autonomia do aluno face ao tema abordado.

Método de avaliação

Análise de Artigo/ Caso de Estudo (individual/grupo 2) – 15%
Trabalho Prático Aula – 15%
Simulador de Gestão da Mudança (grupo) – 20%
Exame de Frequência – 50%
ou
Exame Final – 100%

Conteúdo

 
I. O NOVO CLIENTE EM SAÚDE

  • Análise da Envolvente de Marketing nas Organizações de Saúde
  • Determinantes de um novo consumidor em Saúde: Informação, Acesso e Expectativas
  • Estratégias de Marketing face a um novo ambiente competitivo:
  • Conceitos Fundamentais do Marketing de Serviços na Saúde
  • Marketing Mix: O Produto de Saúde, Política de Distribuição, Política de Preço e a Comunicação Integrada de Marketing nas organizações de saúde
  • O Valor da Marca e a Importância dos activos Intangíveis como vector estratégico na gestão em saúde
  • "Momentos de Verdade" na Gestão dos Serviços de Saúde
  • A Satisfação do Utente/Cliente como Indicador de Desempenho da Gestão Hospitalar
II. A INOVAÇÃO COMO FACTOR COMPETITIVO DAS ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE
  • Tipologias e principais etapas de um processo de inovação
  • Os grandes temas globais e os desafios do sector da saúde como catalizadores do processo de inovação
  • A inovação como factor chave para a sobrevivência e relevância de uma marca
  •  Inovação organizacional em saúde: análise e aplicabilidade de casos de inovação em outras indústrias
III. GERIR A MUDANÇA
  • Planear para uma mudança efectiva
  • Cultura, Liderança e Motivação: factores centrais ou contextuais para a mudança
  • Métricas para aferir e diagnosticar o processo de mudança
  • Gerir a Mudança: simulação de projectos de mudança

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: