Seminário de Investigação I
Objetivos
O Seminário de Investigação I tem quatro objectivos centrais:
1. apresentar aos alunos a linhas de investigação existentes no ISEGI, por forma a que possam perspectivar o seu próprio trabalho de investigação, no contexto das competências do instituto, e desenvolver contactos para definir com quem irão trabalhar;
2. familiarizar os alunos com o processo de pesquisa e, em particular, com um conjunto de metodologias estatísticas fundamentais para o desenvolvimento de projectos científicos no contexto da gestão de informação;
3. desenvolver competências de comunicação científica, quer oral quer escrita;
4. apoiar o aluno no desenvolvimento de uma proposta de doutoramento. Ao longo do semestre o aluno deve definir com precisão a área de trabalho e iniciar uma revisão bibliográfica preliminar. Com base nesta revisão e nos conhecimentos prévios que o motivaram a iniciar um curso de doutoramento o aluno deve ser capaz de redigir uma proposta de doutoramento.
Caracterização geral
Código
300003
Créditos
7.5
Professor responsável
Tiago André Gonçalves Félix de Oliveira
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Pré-requisitos
Ser aluno de doutoramento
Bibliografia
Martha Davies (1997), Scientific Papers and Presentations, Academic Press. Capítulos 1 a 5; Webster, J., and Watson, R. T. (2002) ¿Analyzing the Past to Prepare for the Future: Writing a Literature Review,¿ MIS Quarterly (26:2), pp. xiii-xxiii.; Langley, P. (1990). Advice to authors of machine learning papers. Machine Learning, 5, 233-237.; 0; 0
Método de ensino
A disciplina funciona com base num conjunto de seminários realizados por diversos investigadores da NOVA IMS e de outras proveniências que fomentam nos alunos uma visão abrangente da investigação na área dos Sistemas de Informação e dos Sistemas de Apoio à Decisão. Através dos seminários os alunos contactam com projectos ou percursos de investigação concretos e promove-se a partilha de experiências com investigadores activos. Os seminários são também uma IGNOREe de motivação e ideias para futura investigação. Adicionalmente, haverá um conjunto de sessões com aulas teórico-práticas, onde serão abordadas as principais ferramentas de investigação nestas áreas.
Método de avaliação
Evaluation will be based on: One pager (one page A4 with your project) and the presentation (10% of final grade), presentation of most important scientific paper (10%), research proposal presentation (20% of the final grade), the written research proposal (50% of the final grade), and participation and discussion (10%).
When completing Research Seminar I, the research proposal should include a very precise, engaging and knowledgeable problem definition, based on the literature review of the research topic, thoughtful suggestions for the methodological tools to be used and precisely defined research objectives should be.
The proposal evaluation criteria will be:
A. Quality of the literature review (20%);
B. Innovative potential and feasibility (proposed methodology) of the proposal (20%);
C. Scientific relevancy of the proposal (20%);
D. Quality of the problem definition (20%);
E. Overall Quality of the Document (organization, writing quality, and understandability 20%).
To each criteria is attributed a one of four possible grades: 3 (excellent), 2 (good), 1 (sufficient) e 0 (insufficient). The final grade of the proposal will e computed according to the following expression:
Final Grade = A+B+C+D+E+5
The quality of the literature review (A) will take into account completeness but also how it contributes to motivate the research proposal. So it is not just about what have been done in the field of research, but how the current research lead to the research ideas presented, how current research motivates the proposal. Criterion C takes into account the potential scientific impact of the proposed work, with emphasis on the ability to generate new publications.
Conteúdo
O Seminário de Investigação I começa com a apresentação, por parte dos professores do ISEGI, das linhas de investigação mais importantes no Instituto. Pretende-se que os alunos possam ter um conhecimento abrangente da investigação a ser desenvolvida no Instituto, por forma a que possam fazer uma escolha informada quer sobre o tema quer em termos de orientação. Assim, cada professor fará uma apresentação, de aproximadamente 30 minutos, do trabalho que tem desenvolvido, bem como das áreas em que está interessado em desenvolver.
Uma proporção muito significativa dos trabalhos científicos desenvolvidos, hoje em dia, no âmbito da gestão e dos sistemas de informação, tem como base metodologias quantitativas bastante sofisticadas. A segunda parte do seminário foi concebida para proporcionar ao aluno de doutoramento uma introdução a estas metodologias, nomeadamente aos processos de formulação do problema, à definição e recolha de dados, à definição de desenhos experimentais e à utilização de técnicas para a construção de modelos quantitativos. Todas estas metodologias são instrumentais no desenvolvimento de projectos de investigação na área da gestão e sistemas de informação.
Este é um seminário sobre o processo de investigação e não sobre teoria estatística. O objectivo é compreender a relação entre teoria, dados e métodos estatísticos. Assim, o curso centra-se na ideia: “como utilizar as técnicas estatísticas para responder às questões de investigação?” É fundamental que o aluno desenvolva a capacidade de traduzir ideias e propostas teóricas em proposições passíveis de ser testadas. Esta competência será adquirida por via da análise de trabalhos científicos publicados em jornais de referência, a manipulação de dados e estimação de modelos e ainda da análise de trabalhos de colegas de doutoramento em estádios mais avançados. No final do seminário os alunos deverão estar mais confortáveis com a utilização de técnicas estatísticas para formular e responder a perguntas de investigação e ser capazes de avaliar criticamente soluções de investigação propostas por outros.
Na conclusão do curso o aluno deverá:
o Possuir um entendimento abrangente das linhas de investiga&c
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: