Mestrado em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica

Objetivos educativos

Desenvolvido em colaboração com a UNIGIS Internacional, o Mestrado em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica visa proporcionar aos alunos um ensino abrangente nos domínios teóricos e práticos ligados à análise da informação geográfica, em regime e-learning ou semi-presencial. Obteve recentemente a acreditação GEOINT (Geospatial Intelligence) por parte da United States Geospatial Intelligence Foundation (USGIF), tendo sido o 1º curso fora dos EUA a ser acreditado por esta organização.

Concebido para ir ao encontro das exigências das empresas e das instituições públicas e privadas, o programa do curso visa fornecer o enquadramento necessário para o conhecimento dos aspectos técnicos, científicos e organizacionais relacionados com o uso dos SIG, garantir a apropriação de técnicas de análise, com particular ênfase para os conhecimentos ligados à concepção e implementação de Projectos SIG, e assegurar as qualificações necessárias para uma carreira científica ligada à investigação em Ciência da Informação Geográfica.

Orientado para a formação de quadros técnicos superiores, este curso constitui uma oportunidade para a aquisição de conhecimentos e competências na área da Ciência e SIG, possibilitando aos alunos o reconhecimento internacional das suas qualificações.

O curso tem como objetivos específicos a formação de técnicos e gestores capazes de:

- Desenvolver estratégias, metodologias e instrumentos de gestão de informação geográfica adequados à análise de questões suscitadas pelo uso deste tipo de informação;

- Modelar, monitorizar e simular fenómenos geográficos, demográficos e ambientais em contextos de análise diversificados;

- Utilizar metodologias e ferramentas de exploração e análise de forma a reduzir os níveis de incerteza associados àresolução de problemas de natureza geográfica;

- Conceber e desenvolver sistemas e tecnologias de informação que supram as necessidades de informação geográfica no contexto organizacional.

Candidaturas - ano letivo 2019/2020
Para a candidatura ser considerada completa terá de preencher o formulário disponível em Portal de Candidaturas, fazer o upload do Curriculum Vitae, efetuar o pagamento da taxa de candidatura (51 €) no Portal, e submeter a candidatura no final, até 9 de maio. O processo de seleção dos alunos baseia-se na análise do currículo académico e profissional.

Caracterização geral

Código

6281

Ciclo

Mestrado (2.º Ciclo)

Grau

Mestre

Acesso a outros cursos

No âmbito da rede UNIGIS Internacional, os alunos que concluírem o mestrado à distância em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica (95 ECTS), podem obter o European Master's in GI Science, Project 29320-IC-3-98-1-AT-ERASMUS-CDA-1 (Certificado EuroMasterGI) e complementar ao seu diploma de curso, através da realização de:

  • Um mínimo de 12 ECTS obtidos em língua estrangeira (diferente da língua do curso ou da língua nacional);
  • Unidade Curricular "EuroGIS" module 6 ECTS - Universität Salzburg; Dissertação, Trabalho de Projeto ou Estágio de Natureza Profissional redigido na língua inglesa;
  • Uma experiência internacional de aprendizagem (e.g. Summer School Internacional UNIGIS) com um mínimo de 2 ECTS. Esta condição tem que ser realizada com um curso presencial.

Nota: Pode ser aceite a participação noutra Summer School, desde que a mesma seja relacionada com a área do curso e tenha sido previamente aprovada pelo Diretor do Programa do curso de Mestrado.

Coordenador

Marco Octávio Trindade Painho

Data de abertura

Setembro 2019

Número de vagas

Propinas

4.200€

Horários

Pós-Laboral

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

A obtenção do diploma de Pós-Graduação em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica, pressupõe a realização de 7,5 ECTS, associados à unidade curricular de Ciência e Sistemas de Informação Geográfica (obrigatória) e 52,5 ECTS relativos às unidades curriculares de natureza optativa.

Para a obtenção do grau de Mestre em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica, a estas unidades de crédito ECTS, referentes ao trabalho que o aluno deverá desenvolver no decorrer dos 1º e 2º semestres do curso, acrescem os 35 ECTS associados ao tempo de trabalho que o aluno irá despender no 3º semestre, no âmbito do Trabalho de Projeto, Dissertação de Mestrado ou Estágio de natureza profissionalizante.

Condições de acesso

Os requisitos para a candidatura são:

- Titulares do grau de licenciado ou equivalente;

- Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;

- Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da NOVA IMS;

- Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Cientifico da NOVA IMS.

Regras de avaliação