Geostatistics

Objetivos

O objetivo desta unidade curricular é ensinar aos alunos os conceitos básicos da geoestatística e da estatística espacial. Os alunos irão aprender os principais conceitos teóricos relacionados com a interpolação espacial de atributos usando métodos determinísticos e procedimentos geoestatísticos, os quais são baseados na correlação espacial dos dados observados. Os alunos também aprenderão os fundamentos teóricos de regressão espacial e como configurar e realizar análises de regressão exploratória e espacial. Os alunos irão trabalhar em programas de computador para praticar os conceitos teóricos. Espera-se que os estudantes avaliem o potencial da estatística espacial para a sua própria investigação.

Caracterização geral

Código

200064

Créditos

7.5

Professor responsável

Ana Cristina Marinho da Costa

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

Não se aplica.

Bibliografia

Tutorials and other material provided by the teachers.

Deutsch, C. V.; Journel, A. G., 1998. Geostatistical Software Library and User’s Guide. Oxford University Press, New York, USA.

Goovaerts, P., 1997. Geostatistics for Natural Resources Evaluation. Oxford University Press, Inc, New York, USA.

Isaaks, E. H.; Srivastava, R. M., 1989. An Introduction to Applied Geostatistics. Oxford University Press, Inc, New York, USA.

Fotheringham A.S., Brunsdon C., Charlton M. (2002) Geographically Weighted Regression: the analysis of spatially varying relationships. Wiley, Chichester, UK.

Soares, A. 2000. Geoestatística para as Ciências da Terra e do Ambiente. Instituto Superior de Técnico, IST Press. Lisboa, Portugal.

Método de ensino

A unidade curricular baseia-se em aulas teórico-práticas. As sessões incluem a exposição de conceitos e metodologias, bem como a aplicação prática dos métodos utilizando aplicações informáticas, tais como o Excel e o ArcGIS. São aplicadas diversas estratégias de ensino, incluindo palestras, apresentação de slides, instruções passo-a-passo sobre como usar as ferramentas no software ArcGIS, perguntas e respostas. A componente prática está orientada para a resolução de problemas e exercícios, incluindo a discussão e interpretação dos resultados.

Método de avaliação

1. Dois relatórios individuais com as respostas a problemas propostos (ponderação de 15% o primeiro, e 10% o segundo);

2. Exame (ponderação de 30%);

3. Apresentação oral do trabalho de projeto (ponderação de 10%);

4. Relatório do trabalho de projeto (ponderação de 35%).

O projeto pode ser desenvolvido individualmente ou em grupos de dois alunos.

Conteúdo

A unidade curricular está organizada em quatro Unidades de Aprendizagem (UA):

UA1. Análise exploratória de dados

UA2. Procedimentos determinísticos

UA3. Kriging

UA4. GWR - Regressão geograficamente ponderada