Métodos Quantitativos para Marketing - Métodos Descritivos
Objetivos
- Desenvolver competências que permitam identificar a técnica de análise de dados mais adequada para dar resposta às perguntas de investigação colocadas sobre os dados em estudo.
- Desenvolver competências que permitam aplicar cada uma das técnicas e interpretar os resultados correspondentes.
Caracterização geral
Código
200092
Créditos
7.5
Professor responsável
Maria Fernanda dos Santos Jordão
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Pré-requisitos
Recomendados: Estatística e Algebra.
Bibliografia
- Hair, J., Black, W., Babin, B., and Anderson, R., Multivariate Data Analysis, Pearson, 2010.
- Sharma, Subhash. Applied Multivariate Techniques, Wiley, 1996.
- Vilares, M. J., Coelho, P., A Satisfação e a Lealdade do Cliente. Metodologias de Avaliação, Gestão e Análise, 2ª Edição, Escolar Editora, 2011.
Método de ensino
A unidade curricular baseia-se em aulas de exposição de conteúdos (conceitos, metodologias), seguidas de aulas de aplicações práticas (resolução de casos práticos, aplicação de técnicas e discussão de resultados).
Método de avaliação
Para completar com sucesso a unidade curricular, o aluno deverá obter uma classificação mínima de 9 valores no Exame Final (50%) e desenvolver um trabalho de grupo (50%).
Conteúdo
- Introdução. Tipos de variáveis e escalas de medida.
- Covariância e correlação
- Análise Fatorial
- Análise em Componentes Principais
- Análise em Fatores Comuns e Específicos
- Associação entre variáveis categóricas
- Análise das Correspondências
- Análise de Clusters
- Escalonamento Multidimensional
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Master degree program in Geospatial Technologies
- Pós Graduação em Cidades Inteligentes (Smart Cities)
- Pós Graduação em Digital Enterprise Management
- Pós-Graduação em Direção de Sistemas de Informação
- Pós-Graduação em Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde
- Pós-Graduação em Sistemas de Informação Empresariais