Métodos Quantitativos para Marketing - Métodos Descritivos

Objetivos

  • Desenvolver competências que permitam identificar a técnica de análise de dados mais adequada para dar resposta às perguntas de investigação colocadas sobre os dados em estudo.
  • Desenvolver competências que permitam aplicar cada uma das técnicas e interpretar os resultados correspondentes.

Caracterização geral

Código

200092

Créditos

7.5

Professor responsável

Maria Fernanda dos Santos Jordão

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

Recomendados: Estatística e Algebra.

Bibliografia

  • Hair, J., Black, W., Babin, B., and Anderson, R., Multivariate Data Analysis, Pearson, 2010.
  • Sharma, Subhash. Applied Multivariate Techniques, Wiley, 1996.
  • Vilares, M. J., Coelho, P., A Satisfação e a Lealdade do Cliente. Metodologias de Avaliação, Gestão e Análise, 2ª Edição, Escolar Editora, 2011.

Método de ensino

A unidade curricular baseia-se em aulas de exposição de conteúdos (conceitos, metodologias), seguidas de aulas de aplicações práticas (resolução de casos práticos, aplicação de técnicas e discussão de resultados).

Método de avaliação

Para completar com sucesso a unidade curricular, o aluno deverá obter uma classificação mínima de 9 valores no Exame Final (50%) e desenvolver um trabalho de grupo (50%).

Conteúdo

  1. Introdução. Tipos de variáveis e escalas de medida.
  2. Covariância e correlação
  3. Análise Fatorial
    1. Análise em Componentes Principais
    2. Análise em Fatores Comuns e Específicos
  4. Associação entre variáveis categóricas
  5. Análise das Correspondências
  6. Análise de Clusters
  7. Escalonamento Multidimensional