Remote Sensing
Objetivos
No final da unidade curricular o aluno deve ter adquirido as seguintes competências (i.e. resultados de aprendizagem):
- Descrever os tipos de medições que podem ser realizadas por satélite e explicar, com base nos princípios e conceitos da deteção remota, porque é que esses dados podem ser utilizados para produção de informação geográfica;
- Conceber e desenvolver de forma autónoma um projeto para produção de informação com base em imagens de satélite de resolução espacial variável entre 1 e 1000 m;
- Selecionar o satélite e o sensor mais adequados para utilizar na produção de vários tipos de informação a diferentes escalas espaciais;
- Descrever e aplicar algoritmos de classificação de padrões espectrais, espaciais e temporais de imagens de satélite com vista à produção de informação;
- Avaliar e interpretar o erro na informação derivada de imagens de satélite;
- Descrever e criticar os benefícios socioeconómicos da deteção remota.
Caracterização geral
Código
200115
Créditos
7.5
Professor responsável
Roberto André Pereira Henriques
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Pré-requisitos
Esta unidade não tem requisitos de frequência.
Bibliografia
Jensen, J.R., 2015. Introductory Digital Image Processing: a Remote Sensing Perspective, 4ª Edição. New Jersey: Prentice-Hall.
Jensen, J.R., 2006. Remote sensing of the environment: an earth resource perspective, 2ª Edição. New Jersey: Prentice Hall.
Warner, T., M. Nellis and G. Foody (Eds.), 2009. The SAGE Handbook of Remote Sensing. London: SAGE Publications Ltd.
CCRS, Canadian Centre for Remote Sensing, 2007.Fundamentals of Remote Sensing , [Online]. Disponível em http://www.nrcan.gc.ca/sites/www.nrcan.gc.ca.earth-sciences/files/pdf/resource/tutor/fundam/pdf/fundamentals_e.pdf. Access date: Feb 13, 2013; Ustin, S., 2004.
Giri, C. (Ed.), 2012. Remote Sensing of Land Use and Land Cover: Principles and Applications. CRC Press.
Método de ensino
As aulas têm uma componente teórica e uma prática. Nas aulas teóricas o docente faz uso de slides para ilustração dos fundamentos teóricos. A componente prática consiste na utilização pelo aluno de um software de processamento de imagens de satélite para construção de um mapa temático a partir da exploração de padrões espectrais e/ou temporais de imagens de satélite. A unidade curricular inclui ainda seminários para discussão dos benefícios socioeconómicos da detecção remota por satélite.
Método de avaliação
O método de avaliação da unidade curricular é definida em conjunto por alunos e docente na primeira sessão de aprendizagem. Este semestre, para a avaliação contínua e para a época de exame, decidiu-se o seguinte:
- Teste - 30%. Teste de conhecimentos;
- Ensaio Teórico - 30%. Trabalho individual com uma análise dos benefícios socioeconómicos da utilização de imagens de satélite em determinada área temática. O tema do trabalho deve ser selecionado de uma lista facultada pelo docente;
- Projeto Prático - 40%. Trabalho de grupo para resolução de um problema real com base em imagens de satélite e software de processamento de imagem selecionados pelo grupo. O problema deve ser também definido pelo grupo.
O ensaio teórico e o trabalho prático serão apresentados e discutidos num seminário da unidade curricular, tendo como ponto de partida os relatórios que devem ser entregues ao docente em data a definir pelo professor e alunos
Se o aluno não tiver sucesso a uma das componentes durante a avalação contínua, terá que realizar sempre todas as componentes na época de exame.
Conteúdo
- Introdução à deteção remota e à unidade curricular
- Fundamentos da deteção remota
- Satélites e sensores de observação da Terra
- Análise exploratória de imagens de satélite
- Pré-processamento de imagens
- Transformação de bandas
- Extração de informação de imagens de satélite
- Análise multitemporal de imagens de satélite
- Aplicações da deteção remota com benefícios socioeconómicos
- Exercícios práticos de processamento digital de imagens de satélite
- Resolução de problemas do mundo real com base em imagens de satélite
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Master degree program in Geospatial Technologies
- Mestrado em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica
- Pós Graduação em Cidades Inteligentes (Smart Cities)
- Pós-Graduação em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica
- Pós-Graduação em Direção de Sistemas de Informação
- Pós-Graduação em Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde
- Pós-Graduação em Inteligência Geospacial
- Pós-Graduação em Sistemas de Informação Empresariais