Business Process Management

Objectivos

A UC tem como principal objectivo analisar a gestão dos Processos de Negócio das Organizações separando os aspectos tecnológicos dos aspectos organizacionais e de gestão. 
 
Adicionalmente, serão abordadas inquietações muilti, trans e interdisciplinares uma vez que o estudo da Gestão dos Processos de Negócio, bem como o seu desenvolvimento, envolve perspectivas e conhecimentos múltiplos que incluem diversos campos do conhecimento 
 
No final desta unidade o aluno deverá ser capaz de: 
 
OA1 - Formular uma estratégia organizacional.

OA2 - Desenvolver uma arquitectura de processos.

OA3 - Modelar processos usando uma linguagem standard

OA4 - Integrar a BMP na Gestão de Sistemas de Informação

OA5 - Descrever e explicar um projecto de Business Process Management (BPM).

OA6 - Explicar os factores críticos de sucesso na gestão orientada a processos

OA7 - Utilizar sistemas e tecnologias BPM. 

Caracterização geral

Código

100017

Créditos

6.0

Professor responsável

Vítor Manuel Pereira Duarte dos Santos

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

-Hill, C. W. L. and G. R. Jones (2007). Strategic Management: An Integrated Approach. Boston, Houghton Mifflin.

-Grant, R. M. (2008). Contemporary Strategy Analysis: Concepts, Techniques, Applications. Cambridge, MA, Blackwell Publishers.

-BPMG (2005). In Search of BPM Excellence, Meghan-Kiffer Press.

-Harmon, P. (2007). Business Process Change, Elsevier Ltd.

-Jeston, J. and J. Nelis(2008). Business Process Management -Practical Guidelines to Successful Implementations, Elsevier Ltd.

-ABPM CBOK Guide English 3.0

Método de ensino

O ensino da disciplina tem por base aulas teóricas e aulas práticas. As aulas teóricas são constituídas, no seu essencial, por sessões expositivas, que servem para introduzir os conceitos fundamentais da disciplina associados a cada um dos tópicos da matéria. As aulas teórico-práticas baseiam-se na análise, desenho e implementação dos conceitos teóricos, com recurso aos computadores e software de desenvolvimento instalado 
 
Métodos de ensino

¿ Ensino Expositivo e interrogativo:aulas e discussões.

¿ Demonstrativo:tutoriais de ferramentas

¿ Activo, participativo:estudos de caso, participação em equipas de projecto, utilização de tecnologias e sistemas BPM. 
 
 

Método de avaliação

Avaliação:

1ª época:- teste teórico de Frequência (50%) + 2 Trabalhos Práticos (50%).

2ª época:exame final (100%)

Conteúdo

A unidade curricular está organizada em quatro Unidades de Aprendizagem (UA): 
 
UA1. Perspectiva dos Processos de Negócios -Processos de negócio -Competências organizacionais -Processo versus competência organizacional 
 
UA2. Arquitecturas de processos -Especificação de Processos -Processos e Arquitectura de Sistemas de Informação -Arquitecturas -Alinhamento entre processos e IS -Sistemas Aplicacionais 
 
UA3. Gestão Orientada a Processos -O que é. Factores Críticos de Sucesso. Ciclo de vida. -BPM ¿ subdisciplinas 
 
UA4. Sistemas e Tecnologias BPM -Tecnologias de suporte à modulação e análise -Tecnologias de suporte à implementação -Tecnologias de suporte às decisões de gestão, de medição de desempenho de negócio e a actividades administrativas