Comportamento nas Organizações

Objectivos

Em complemento às capacidades técnicas, os profissionais de STI devem compreender o contexto social e profissional das tecnologias da informação e computação. Esta disciplina pretende ser uma introdução às principais teorias, conceitos e aplicações práticas do campo de estudo do Comportamento Organizacional. Cobre os temas mais importantes que as organizações, os gestores e colaboradores enfrentam nas empresas atuais. Para além de treinar os alunos na aplicação das perspetivas teóricas à análise e gestão de casos organizacionais concretos, visa igualmente sensibilizá-los para a importância das dimensões sociais e humanas no funcionamento das organizações.

Caracterização geral

Código

100023

Créditos

4.0

Professor responsável

Natividade Helena Mateus Jerónimo

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

Robbins, Stephen P., and Timothy A. Judge (2017), Organizational Behavior, 17th ed., Pearson.

Método de ensino

As aulas são teórico-práticas.

Método de avaliação

Opção 1)

Avaliação Contínua + Exame

·       Assiduidade nas aulas: 5%

·       resolução em grupo de 1 estudo de caso (15%) e sua apresentação oral em contexto de aula (10%)

·       teste de avaliação contínua individual realizado a meio do semestre (sem consulta): 30%

+ Exame individual com toda a matéria leccionada (sem consulta): 40%

Os alunos que completem com sucesso TODAS as fases da Avaliação contínua podem realizar o exame na 1ª ou na 2ª época.


Opção 2) 

Exame individual (2º época e/ou época especial): 100% (sem consulta)

Conteúdo

1.       Introdução ao comportamento nas organizações

O caso particular das organizações de computação

2. Bases do comportamento individual

A diversidade nas organizações

Atitudes e emoções

Personalidade e valores

Percepção e tomada de decisão individual

Motivação: dos conceitos às aplicações

3. Bases do comportamento grupal

Grupos: estrutura, propriedades e decisão

Trabalho em equipa

Comunicação interpessoal e organizacional

Liderança e poder