Computação III

Objectivos

O objetivo deste curso é apresentar os elementos da programação orientada a objetos. Java será a linguagem de referência.

No final do curso, o aluno deve dominar os principais mecanismos de abstração úteis na análise e design de aplicativos de software.

Ele / ela será capaz de projetar, desenvolver e testar programas Java.

Uma parte do curso será dedicada a modelação de algoritmos usando OOP. As aplicações relacionadas aos gráfos serão apresentadas.

Caracterização geral

Código

100029

Créditos

6.0

Professor responsável

Mauro Castelli

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

The course will be held in English.
Basic knowledge from the previous courses: simple mathematical and logical issues and the basic knowledge of imperative programming is required.

Bibliografia

Java: The Complete Reference, (Ninth Edition) Herbert Schildt;

Método de ensino

As aulas teóricas serão realizadas com o apoio de slides fornecidos pelo professor.

Serão realizadas aulas práticas em salas de informática e laboratórios, permitindo que os alunos apliquem os conceitos que foram explicados anteriormente pela resolução de exercícios de programação.

Método de avaliação

Primeira época de avaliação:

Projeto

 

Segunda época de avaliação:

70% - Exame
30% - Projeto (o mesmo da primeira época de avaliação)

Conteúdo

- UML: requisitos, casos de uso, diagrama de classe
- Classes e objetos em Java
- o conceito de referência: noções básicas sobre gestão de memória em Java
- Métodos com tipos de dados complexos: definição e invocação
- Array de referências
- Encapsulamento da informação. Modificador de visibilidade
- classes abstratas
- Interfaces
- Algoritmos em gráfos
- Programação dinâmica (dependendo do schedule)

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: