Estatística II

Objectivos

Esta unidade curricular visa estender os conhecimentos adquiridos em Estatística I, bem como fornecer aos alunos conhecimentos teóricos e práticos relativos a metodologias de inferência estatística paramétrica mais avançadas. O conteúdo programático da unidade curricular compreende instrumentos de inferência estatística como as estatísticas, os estimadores e as distribuições de amostragem, a estimação pontual e por intervalos e os testes de hipóteses. São igualmente tratados alguns aspectos de distribuições assintóticas. Os alunos devem ficar a conhecer os estimadores pontuais e as suas propriedades, construir intervalos de confiança e realizar testes de hipóteses relativamente a vários parâmetros populacionais: valor médio, variância, diferença de valores médios, cociente de variâncias, proporção, diferença entre proporções e análise de variância. Relativamente a cada procedimento, os alunos saber claramente as suas condições de aplicabilidade.

Caracterização geral

Código

100055

Créditos

6.0

Professor responsável

Ana Cristina Marinho da Costa

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

Para que os objectivos propostos possam ser alcançados com sucesso, os alunos devem possuir conhecimentos de Estatística I, Matemática I e Matemática II.

Bibliografia

Afonso, A., Nunes, C. (2011). Estatística e Probabilidades. Aplicações e Soluções em SPSS, Escolar Editora.

Carvalho, A. (2015). Exercícios de Excel para Estatística. FCA - Editora de Informática.

Hogg, R. V., Tanis, E. A. (2010). Probability and Statistical Inference. 8th Edition, New Jersey: Pearson/Prentice-Hall.

Newbold, P., Carlson, W. L., Thorne, B. (2012). Statistics for Business and Economics. 8th Edition, Boston: Pearson.

Murteira, B., Ribeiro, C.S., Silva, J.A. e Pimenta, C. (2002). Introdução à Estatística. McGraw Hill.

Pedrosa, A. C. e Gama, S. M. A. (2004). Introdução Computacional à Probabilidade e Estatística. Porto Editora, 2004.

Método de ensino

A unidade curricular baseia-se em aulas teórico-práticas e práticas. A parte prática está orientada para a resolução de problemas e exercícios. É igualmente proposto um caderno de exercícios que deverão ser resolvidos com trabalho individual nas sessões tutoriais de algumas aulas práticas e fora das aulas.

Método de avaliação

1ª época: três testes com a ponderação de 1/3 cada um; e com uma nota mínima de 9 valores em dois dos testes.

2ª época: exame final (100%).

Conteúdo

A unidade curricular está organizada em cinco Unidades de Aprendizagem (UA):

UA1: Distribuições amostrais: conceitos; Teorema do Limite Central; distribuição da média, diferença de médias, variância, quociente de variâncias, proporção, diferença de proporções

UA2: Estimação pontual: método de estimação da máxima verosimilhança; propriedades dos estimadores

UA3: Estimação por intervalos: intervalos de confiança para a média, diferença de médias, variância, quociente de variâncias, proporção, diferença de proporções

UA4: Testes de hipóteses: metodologia; testes de hipótese para a média, diferença de médias, variância, quociente de variâncias, proporção, diferença de proporções, coeficiente de correlação

UA5: Análise de variância (ANOVA): modelo de análise de variância a um fator com efeitos fixos; testes de comparação múltipla