Governança e Gestão de Serviços de Tecnologias de Informação

Objectivos

Descrição
A disciplina realiza uma Introdução à Ciência, Gestão e Engenharia dos Serviços de Sistemas de Informação, mediante a apresentação das melhores práticas de Tecnologias de Informação (TI) utilizadas mundialmente.
 
É pretendido pôr em perspetiva os conceitos relacionados com a governação e gestão de TI, alinhados estrategicamente às necessidades empresariais, através de uma visão geral das mais conceituadas "frameworks" e boas práticas de gestão/governança de TI, utilizando técnicas de gestão como planeamento, liderança, gestão de equipas, organização e gestão da mudança.
 
Através de casos de estudo será possível entender os cenários propícios para o uso das melhores práticas de gestão e governança de TI em situações reais, ambientes regulados por normas governamentais específicas para TI e a importância da utilização de processos integrados (framework) internacionalmente reconhecidos para a Gestão de Serviços de TI: ITIL 2011 Edition.
 
Objectivos
No final do curso os alunos deverão ser capazes de:

  • Discutir criticamente as principais noções e conceitos relacionados IT Governance e IT Management;
  • Tomar as opções corretas na adoção das melhores práticas de Gestão/Governação de TI para solucionar os diferentes desafios profissionais;
  • Entender e identificar os diferentes processos da Gestão de Serviços de TI baseados em ITIL (Information Technology Infrastructure Library);
  • Estar apto para posteriormente (optativo), realizar o exame de certificação internacional em "ITIL 2011 Foundation Certificate in IT Service Management", acreditado pelo "APM Group International" (APMG-International) e reconhecido pelo "United Kingdom Cabinet Office" como parte integrante do "UK Government's portfolio of Best Management Practice"

Caracterização geral

Código

100070

Créditos

5.0

Professor responsável

Tiago André Gonçalves Félix de Oliveira

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

Domínio da língua Inglesa.

Bibliografia

Alan Calder; ¿IT Governance: Implementing Frameworks and Standards for the Corporate Governance of IT¿; IT Governance Publishing; ISBN-10: 1905356900; Published: 26 Feb 2009;; Anthony T. Orr, Shirley Lacy, Ashley Hanna.; "Introduction to the ITIL service lifecycle" 3rd ed. - Norwich : TSO , 2011. - 262 p. : il. ; 22 cm ISBN 978-0-11-331309-9; Liz Gallacher, Helen Morris; "ITIL Foundation Exam Study Guide"Sybex; ISBN-10: 1119942756; Published: October 15, 2012; Vince Pultorak, Jon E. Nelson, David Pultorak; ¿Passing the ITIL Foundation Exam: 2011 Edition¿; Van Haren Publishing; ISBN-10: 908753664X; Published: 22 Feb 2012;; Cabinet Office; ¿ITIL Lifecycle Suite 2011 Edition: ITIL Service Strategy, Design, Transition, Operation, CSI¿; The Stationery Office; ISBN-10: 0113313233; Published: 29 July 2011

Método de ensino

Aulas teórico-práticas.
Apoio aos alunos no desenvolvimento do projeto de grupo.

Método de avaliação

1ª Época

  • Avaliação Continua (10%) (Participação/Assiduidade/Análise de casos de estudo);
  • Prova de avaliação escrita (20%), referente à primeira parte da disciplina (IT Governance), a realizar em data acordada na primeira aula da disciplina;
  • Prova de avaliação escrita (30%), referente à segunda parte da disciplina (Gestão de Serviços baseado em ITIL), a realizar no dia e hora do exame de 1ª época;
  • Apresentação do trabalho de grupo (40%)
    • Temas de trabalho: Apresentados para escolha durante a primeira aula da disciplina;
    • Data de Entrega: Até ao término da última aula antes da apresentação dos trabalhos.
 
2ª Época e Época Especial
  • Prova de avaliação escrita (60%), referente a toda a matéria lecionada (IT Governance e Gestão Serviços baseada em ITIL) a realizar no dia e hora do Exame definido pelos serviços académicos do ISEGI;
  • Apresentação de um trabalho de grupo (40%)
    • Tema de trabalho: A definir após o exame de 1ª época e por solicitação via email;
    • Data de Entrega: Até ao dia e hora do exame;
    • Apresentação: No final do exame ou em data a combinar.

Estrutura das Provas de Avaliação (Testes e Exames)
  • 40 perguntas (0,5 valores por pergunta) de escolha múltipla (4 hipóteses);
  • Nota mínima de aprovação é de 9,5 valores (numa escala de 0-20);
  • Cada pergunta errada terá uma penalização de um quarto (1/4) do valor da mesma;
  • Duração de 60 minutos;
  • A nota de aprovação para cada prova de avaliação escrita (teste e/ou exame) é de 9,5 valores (numa escala de 0-20).
 
Estrutura do Trabalho de Grupo
  • Máximo quatro pessoas;
  • O formato do trabalho tem como obrigatoriedade ser realizado em forma de apresentação;
  • A versão final do trabalho deverá ser entregue em papel e em formato digital via email;
  • Cada grupo realizará uma apresentação/discussão sobre o trabalho realizado (20 minutos por grupo);
  • Os trabalhos serão valorizados maioritariamente pela sua vertente prática de aplicação e utilidade no contexto empresarial;
  • A entrega do trabalho fora do tempo estipulado terá uma penalização de 0,5 valores por dia de atraso;
  • A nota de aprovação no trabalho é de 9,5 valores (numa escala de 0-20).

Conteúdo

PARTE I – FRAMEWORKS E NORMAS DE GOVERNANÇA DE TI

  • Introdução: O Contexto de Governança Corporativa;
  • Capítulo 1: Definição de Governança de TI (Governança Corporativa e Governança de TI; Governança de TI vs Gestão de TI);
  • Capítulo 2: Capital Intelectual e Economia da Informação;
  • Capítulo 3: Estratégia: A Procura de Vantagem Competitiva (Estratégia de TI e IT Balanced Scorecard);
  • Capítulo 4: Governança de TI e Risco (ISO 31000; Risk IT, ISO/IEC 22301, ISO/IEC 24762);
  • Capítulo 5: Conformidade regulamentar de TI (Sarbanes-Oxley, Reino Unido CorpGov Code; Directiva de Auditoria da UE);
  • Capítulo 6: Controle Interno (COBIT; COSO; Val IT);
  • Capítulo 7: Governança de Projetos (PMO; OPM3; Portfolio, PMI Program and Project Management; Agile);
  • Capítulo 8: Componentes de Governança de TI, Frameworks e Normas (ISO/IEC 38500; CMMI);
  • Capítulo 9: Tomada de Decisão e a Organização de TI (CIO, gestão de TI e estrutura organizacional; Outsourcing);
  • Capítulo 10: O Sistema de Gestão de TI do Amanhã (Sistema de Gestão integrado);

PARTE II - GESTÃO DE TI BASEADO EM ITIL (Information Technology Infrastructure Library)
  • Introdução: Visão geral do ITIL 2011;
  • Módulo 1: Estratégia de Serviços;
  • Módulo 2: Desenho de Serviços;
  • Módulo 3: Transição de Serviços;
  • Módulo 4: Operação de Serviços;
  • Módulo 5: Melhoria de Serviços Continua (CSI).