Web Marketing e Comércio Electrónico

Objectivos

Descrição
Capítulo 1 (Panorama do comércio electrónico),fornece uma visão geral do actual ambiente de negócios, bem como dos fundamentos do comércio electrónico (CE) e algumas das suas terminologias. No Capítulo 2 (e-marketplaces: Resumo dos mecanismos de comércio electrónico) discute-se os mercados electrónicos, os seus mecanismos e os seus impactos; (onde é dada especial atenção aos blogs, wikis e mundos virtuais. O capítulo 3 (e-tailing: Produtos e serviços) e 4 (O comportamento do consumidor, marketing, Internet e publicidade) descrevem aplicações B2C CE. O Capítulo 3 aborda o comércio electrónico e indústrias de serviços electrónicos (por exemplo, viagens, e-banking). O Capítulo 4 trata de comportamento do consumidor online, pesquisa de mercado e publicidade online. No capítulo 5 (e-commerce B2B), examinamos os modelos de um-para-muitos B2B incluindo leilões, e os modelos de muitos para muitos, incluindo os intercâmbios. Finalmente, no capítulo 6 (o ambiente da Web 2.0 e redes sociais), vamos explorar redes sociais, com especial atenção às redes de negócios e empresas.

Objectivos
No final do curso os alunos deverão ser capazes de:

  • Discutir criticamente as principais noções e conceitos relacionados com CE e Marketing;
  • Iniciar investigação científica em CE e Marketing.
 

Caracterização geral

Código

100105

Créditos

4.0

Professor responsável

Tiago André Gonçalves Félix de Oliveira

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

Não se aplica.

Bibliografia

Turban, E., D. King, J. Lee, T.-P. Liang et al. (2010) Electronic Commerce 2010: A Managerial Perspective. Boston: Prentice Hall.; Rita, P. and C. Oliveira (2006) Marketing Electrónico. Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI), Porto.; Oliveira and Martins (2010) Understanding e-business adoption across industries in European countries. Industrial Management & Data Systems, 110(9), 1337-1354.; Vicente, M. R. and A. J. Lopez "A Multidimensional Analysis of the Disability Digital Divide: Some Evidence for Internet Use," Information Society (26) 1, pp. 48-64.; Varadarajan, P. R. and M. S. Yadav (2002) "Mar

Método de ensino

Aulas teóricas, complementadas por aplicações práticas, casos de estudo e simulações. Quatro trabalhos de grupo permitirá uma aplicação prática dos conceitos e técnicas estudadas na disciplina.

Método de avaliação

   
 Avaliação

1ª Época - Participação nas aulas e presenças (5%), três apresentações de casos de aplicação de CE por grupo (40%), uma apresentação por grupo de um trabalho científico (20%) e exame (35%).
2ª Época - três apresentações de casos de aplicação de CE por grupo (40%), uma apresentação por grupo de um trabalho científico (20%) e exame (40%).
Casos de aplicação de CE - Em cada capítulo destacam-se os problemas reais encontrados por organizações de como desenvolver e implementar CE. Para acompanhar cada caso, existem questões para ajudar a dirigir a atenção dos alunos para as implicações do caso de estudo. Cada grupo (três pessoas) fará três apresentações (15 minutos por apresentação). O grupo escolhe três casos da tabela CE casos de aplicação. Cada caso só pode ser apresentado uma única vez.
Artigo científico - Serão fornecidos um conjunto de artigos científicos e cada grupo de alunos escolhe um artigo para analisar e fazer uma apresentação (15 minutos). O objectivo deste trabalho é desenvolver aptidões de investigação com o intuito de preparar os alunos para iniciarem investigação.
No dia do exame do primeiro período, cada grupo deve entregar a versão final das suas apresentações por e-mail e papel (quatro apresentações).
A nota de aprovação no exame é de 9,5.

Conteúdo

1. Visão geral do comércio electrónico
1.1.    Definição de comércio electrónico (CE) e descrição das suas categorias
1.2.    Descrever e discutir o conteúdo e abrangência de CE
1.3.    Descrever os principais tipos de transacções de CE
1.4.    Discutir o e-commerce 2.0
1.5.    Compreender os elementos do mundo digital
1.6.    Descrever os determinantes de CE relativamente a pressões de negócio e respostas organizacionais
1.7.    Descrever alguns modelos de negócio de CE
1.8.    Descrever os benefícios e as limitações do CE para as organizações, para os consumidores e para a sociedade

2. E-marketplaces: visão geral dos mecanismos de comércio electrónico
2.1. Descrever as principais actividades de CE e os processos e os mecanismos que lhes dão suporte
2.2. Definir e-marketplaces e as suas componentes
2.3. Descrever os principais tipos de mercados electrónicos e suas características
2.4. Descrever catálogos electrónicos, motores de busca, e shopping carts
2.5. Descrever os principais tipos de leilões e as suas características
2.6. Discutir os benefícios, limitações e impactos dos leilões
2.7. Descrever troca e negociação on-line
2.8. Principais ferramentas da Web 2.0 e sua utilização no CE
2.9. Compreender os mundos virtuais e seu uso no CE
2.10. Discutir a concorrência/competição na economia digital
2.11. Descrever o impacto do e-marketplaces sobre as organizações, a intermediação, e as indústrias
 
3. Retalho no comércio electrónico: produtos e serviços
3.1. Descrever retalho electrónico (e-tailing) e as suas características
3.2. Definir e descrever os principais modelos de negócios de e-tailing
3.3. Descrever como viagens online e serviços de turismo operam e o seu impacto sobre a indústria
3.4. Discutir o mercado de emprego online, incluindo os seus participantes, os benefícios e limitações
3.5. Descrever serviços imobiliários online
3.6. Discutir serviços online de transacções
3.7. Discutir o cyberbanking online
3.8. Descrever a entrega de mantimentos e produtos/serviços similares
3.9. Descrever o prazo de entrega de produtos digitais e entretenimento online
3.10. Discutir as várias ajudas online dos consumidores, incluindo os auxílios de comparação de compras
3.11. Descrever desintermediação e outras questões estratégicas B2C

4. O comportamento do consumidor, marketing na internet e publicidade
4.1. Descrever os factores que influenciam o comportamento do consumidor online
4.2. Compreender o processo de tomada de decisão do consumidor em compra online
4.3. Descrever a segmentação e como as empresas construem o relacionamento one-to-one com clientes
4.4. Explicar como o comportamento do consumidor pode ser analisado para a criação de serviços personalizados
4.5. Discutir as questões de lealdade e confiança no CE
4.6. Descrever a pesquisa de mercado no consumidor no CE
4.7. Descrever os objectivos da publicidade na Web e as suas características
4.8.