Análise de Sistemas

Objetivos

Esta unidade curricular tem como objectivo dotar os alunos de conhecimentos sobre tecnologias de ponta de especificação, análise, design, implementação e manutenção de sistemas complexos de software. Em particular: -Dotar os alunos de conhecimentos sobre os métodos de Engenharia de Software -Fornecer um tratamento preciso do ¿state of the art¿ dos métodos de desenho de software -Abordar a avaliação e garantia de qualidade em sistemas de software -Fornecer formação de suporte necessária à análise dos processos e ambientes de negócio No final desta unidade o aluno deverá ser capaz de::

OA1 -Compreender as tecnologias chave e as questões metodológicas

OA 2-Conhecer os métodos de gestão de dados e informação

OA3-Dominar os métodos e questões relacionadas com o desenho de sistemas

OA4 -Manipular as ferramentas e técnicas para modelação e desenvolvimento de sistemas de informação. 

Caracterização geral

Código

100006

Créditos

6.0

Professor responsável

Vítor Manuel Pereira Duarte dos Santos

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

Conhecimentos de programação

Bibliografia

-Software Engineering:A Practitioner's Approach Roger S. Pressman McGraw-Hill Higher Education 7 edition (1 April 2009), ISBN-10:0071267824

-Requirements Analysis:From Business Views to Architecture David C. Hay Prentice Hall (2002) ISBN:9780130282286

-Effective Methods for Software Testing, 3rd Edition William E. Perry Wiley (2006) ISBN:978-0764598371

-UML Metodologias e ferramentas CASE, by Alberto Silva e Carlos Videira, Centro Atlântico, ISBN:989-615-0095 
Page 

- Fundamental UML (Third Edition), by Mauro Nunes e Henrique O´Neill, FCA-Lidel, ISBN:972-722-481-4 

Método de ensino

O ensino da disciplina tem por base aulas teóricas e aulas práticas. As aulas teóricas são constituídas, no seu essencial, por sessões expositivas, que servem para introduzir os conceitos fundamentais da disciplina associados a cada um dos tópicos da matéria. As aulas teórico-práticas baseiam-se no desenho de software em UML, com recurso aos computadores e software de desenvolvimento instalado Métodos de ensino

¿ Ensino Expositivo e interrogativo:aulas e discussões.

¿ Demonstrativo:tutoriais de ferramentas ¿ Activo, participativo:estudos de caso, participação em equipas de projecto, desenho de software em UML.

Método de avaliação

Avaliação:

1ª época:dois testes teóricos de Frequência (50%) + Trabalhos Práticos (50%).

2ª época: exame final (100%). 

Conteúdo

A unidade curricular está organizada em seis Unidades de Aprendizagem(UA):

UA1 - Conceitos gerais Caracterização do produto software Elementos base da engenharia de software

UA2 - Modelos de processos de desenvolvimento de software Modelos linear sequencial, RAD, prototipagem, evolutivos

UA3 - Métodos de desenvolvimento de sistemas  Análise Estruturada, SSADM, Information Engineering, SSM, Métodos OO

UA4 - Análise e Concepção Orientada para Objectos  Conceitos Unified Modeling Language Análise e especificação de requisitos de software

UA5 - Modelação de dados  Modelo Entidade Relação  Extensões ao modelo ER Definição do conteúdo da estrutura de dados.

UA6 - Engenharia de Software e a problemática do desenvolvimento de software Desenvolvimento de software na perspectiva OO: Rational Unified Process, Iconix. Métodos ágeis: XP, Crystal e Scrum. Melhoria: Níveis de maturidade(Capability Maturity Model). Métricas no processo de desenvolvimento de SW. Padrões de Software